Comissão será instalada nesta terça-feira (4), às 11h, e vai apurar a estrutura e o funcionamento de organizações criminosas como PCC e Comando Vermelho.
							Foto: Reprodução						A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado será oficialmente instalada nesta terça-feira (4), às 11h, no Senado Federal. O colegiado terá como foco investigar a estruturação, a expansão e o funcionamento de facções criminosas e milícias, com destaque para grupos como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV).
O senador Otto Alencar (PSD-BA), 78 anos, será responsável por conduzir a sessão de instalação, por ser o membro mais antigo indicado à comissão. Já o senador Alessandro Vieira (MDB-SE), autor do pedido de criação da CPI, deve ser confirmado como relator dos trabalhos, conforme apuração da TV Globo. Ainda não há definição sobre quem presidirá o colegiado.
O pedido de criação da CPI foi protocolado em 17 de junho, mas o processo de instalação enfrentou atrasos devido à demora na indicação dos integrantes pelos partidos. A mobilização ganhou força apenas após a crise de segurança no Rio de Janeiro, durante operação policial contra o CV que deixou 121 mortos na última semana.
De acordo com o regimento do Senado, o presidente e o vice-presidente da CPI serão eleitos pelos próprios membros, e o presidente designará o relator — função que, neste caso, já deve recair sobre Vieira.
A CPI terá prazo de 120 dias para investigar o “modus operandi” de facções e milícias, suas estruturas de comando e as condições de atuação em diferentes regiões do país. O colegiado será composto por 11 senadores titulares e 11 suplentes.
									Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]