Ação mobilizou 2,5 mil agentes e mirou cerca de 100 traficantes do Comando Vermelho nos complexos do Alemão e da Penha
Foto: Reprodução Pelo menos 2,5 mil agentes das forças de segurança do Rio de Janeiro participaram, nesta terça-feira (28), de uma megaoperação contra o Comando Vermelho (CV) nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio. A ação integra a Operação Contenção, que busca conter o avanço da facção no estado.
O balanço parcial registra cinco mortes — entre elas, a de um policial civil —, além de 25 prisões, inclusive a de Nicolas Fernandes Soares, apontado como operador financeiro de Edgar “Doca” Alves, um dos chefes do CV. Foram apreendidos 10 fuzis, duas pistolas e nove motos.
Durante os confrontos, criminosos reagiram com tiros, incendiaram barricadas e lançaram bombas por drones. Três civis foram baleados por balas perdidas, entre eles uma mulher em uma academia e um homem em situação de rua.
A operação causou impactos à população: 45 escolas suspenderam as aulas, 12 linhas de ônibus tiveram trajetos desviados e unidades de saúde adiaram o atendimento.
O secretário de Segurança Pública, Victor Santos, afirmou que a ação foi planejada e executada integralmente pelo estado.
“São cerca de 9 milhões de metros quadrados de desordem no Rio. Lamentamos as vítimas, mas essa é uma operação necessária e que vai continuar”, declarou.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]