De acordo com a Defesa Civil o alerta é, especialmente, para a região que vai de Laguna a Grande Florianópolis
Um alerta para o risco de alagamentos pontuais e deslizamentos de terra em razão da chuva persistente, especialmente na região que vai de Laguna a Grande Florianópolis foi divulgado nesta quarta-feira (10). A ação foi efetuada pela Defesa Civil de Santa Catarina.
O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, destaca que o órgão acompanha a situação no Litoral e passa algumas recomendações à população. “Estamos acompanhando as chuvas acumuladas nas últimas 24 horas que já superam 100 milímetros no Litoral Catarinense, que vai do Litoral Sul, Grande Florianópolis e até o Litoral Norte", detalha.
Como a chuva persiste até sexta-feira, o secretário alerta sobre a preocupação com acumulados que devem também superar 100 milímetros e isso traz consigo alagamentos pontuais e deslizamentos. "Daí o nosso pedido à população para que acompanhe os alertas oficiais do Estado, principalmente pelas mídias sociais, sites de governo e SMSs", enfatiza Moratelli.
De acordo com o meteorologista da Epagri/Ciram Clóvis Corrêa, a chuva persistente deve se estender até esta sexta-feira (12), e alcançar elevados volumes de precipitação. Ele explica que as chuvas mais persistentes, principalmente no litoral, é o que vai predominar, com volume de chuva entre Florianópolis a Laguna, aproximadamente.
"Então, ali que tem as possibilidades maiores de acontecer o volume de chuva mais significativo para esses dias. E com isso, com esses volumes de chuva, requer atenção, porque pode ter algum alagamento e também até não descartamos a possibilidade de algum deslizamento, justamente porque são chuvas intensas", pontua o meteorologista.
A Defesa Civil alerta ainda para que a população evite atravessar vias alagadas e redobre os cuidados em regiões próximas de córregos e rios; que moradores de locais de encostas de morros devem ficar atentos a possíveis movimentações de terra; além de, em caso de emergência, acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 e os Bombeiros pelo 193.