Subclado K do vírus H3N2 já foi identificado no Brasil e preocupa autoridades sanitárias.
Foto: Pixabay A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, emitiu um alerta nesta sexta-feira (19) após comunicado da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina sobre o subclado K do vírus Influenza A (H3N2), que não é coberto pela atual vacina contra a gripe.
Embora ainda não haja registro de casos da variante em Santa Catarina, o subclado já foi identificado no Brasil, no estado do Pará, além de países vizinhos. Segundo as autoridades de saúde, tem sido observado um aumento atípico de síndromes respiratórias no estado, envolvendo Influenza A e B, o que pode indicar uma antecipação da temporada sazonal.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a proteção específica contra o subclado K estará disponível apenas na vacina contra o Influenza prevista para 2026. Mesmo assim, o imunizante atualmente disponível segue sendo essencial para reduzir complicações e óbitos, especialmente entre os grupos de risco.
A orientação é que, em casos suspeitos de Influenza, o tratamento com antiviral seja iniciado preferencialmente nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas, o que reforça a importância da busca por atendimento médico imediato, principalmente por idosos, gestantes, crianças e pessoas com comorbidades.
A Secretaria de Saúde também reforça a adoção das medidas não farmacológicas, como higienização frequente das mãos, etiqueta respiratória, uso de máscara ao apresentar sintomas, evitar aglomerações, manter ambientes ventilados e evitar contato próximo com pessoas sintomáticas.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]