Vice-prefeito e presidente da Câmara falaram sobre investimentos, aposentadorias no funcionalismo e a parceria entre Executivo e Legislativo durante a semana de transição do comando municipal.
Foto: Victor Guterres Durante a semana em que assumiu interinamente a Prefeitura de Tubarão, o vice-prefeito Denis Matiola fez um balanço das ações em andamento e projetou os próximos passos do governo. Em entrevista ao Jornal Litoral, Denis destacou a entrega de três ordens de serviço, entre elas a ampliação do Centro de Educação Infantil Leonor Lima Brasil, no loteamento Sorato, e as pavimentações das ruas Pedro Rufino e Osvaldo Fernandes Rosa.
“São obras que trazem qualidade de vida e dignidade para as famílias. A cidade tem mais de 60 ruas entregues neste ano e outras 22 em execução”, pontuou o prefeito em exercício, que afirmou que 2025 será o “ano de ajustes” e que 2026 deve consolidar Tubarão como um “canteiro de obras”.
Além das obras, Denis comentou sobre a situação dos 163 servidores aposentados que devem deixar a Prefeitura ainda em novembro, após determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Segundo ele, “não há mais possibilidade de prorrogar a permanência” desses profissionais. “Infelizmente, é uma decisão que precisa ser cumprida. A gente sabe que muitos dependem dessa renda, mas o Tribunal entende que não pode haver dois vínculos simultâneos”, explicou.
O presidente da Câmara, Felippe Tessmann, que assume a Prefeitura nesta semana, também participou da entrevista e falou sobre a gestão financeira do Legislativo. Segundo ele, a Câmara poderá devolver até R$ 7 milhões aos cofres do município até o fim do ano, caso não avance o projeto de construção da nova sede. Tessmann destacou que, conforme orientação do TCE, a obra precisará ser executada e licitada pela própria Prefeitura, já que o prédio é patrimônio municipal.
“Nós pesquisamos junto à Uvesc e ao Tribunal de Contas, e o entendimento é de que toda construção pública tem que ser feita pela Prefeitura. A Câmara participa, fiscaliza e orienta, mas a licitação e a execução são do Executivo”, explicou Tessmann.
Durante a conversa, Denis e Tessmann reforçaram a parceria entre os poderes Executivo e Legislativo, destacando que a união tem sido fundamental para o andamento dos projetos. “A cidade está em um bom momento de desenvolvimento. É natural que alguns temas gerem debate, como o lixo, mas a gestão está entregando resultados concretos”, afirmou o vice-prefeito.
A entrevista também contou com a participação do ex-vereador João Fernandes, que elogiou o ritmo de obras e disse acreditar que o prefeito Stênio Sorato “será um dos melhores prefeitos da história de Tubarão”. Fernandes destacou o apoio do governador Jorginho Mello e a expectativa de novos investimentos estaduais no município.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]