Ex-presidente foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão; recursos devem apontar contradições ou pedir revisão da sentença.
Foto: Reprodução O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou nesta quarta-feira (22) a decisão da Primeira Turma que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete aliados por tentativa de golpe de Estado. A partir da publicação, as defesas têm até cinco dias para apresentar recursos questionando o entendimento dos ministros, segundo informações do g1.
Os advogados poderão ingressar com embargos de declaração, usados para apontar eventuais contradições ou trechos pouco claros da decisão, e com embargos infringentes, que têm potencial de modificar o resultado do julgamento.
Conforme o STF, os embargos infringentes só são cabíveis quando o réu obtém ao menos dois votos favoráveis pela absolvição — o que não ocorreu, já que Bolsonaro e o chamado “núcleo crucial” foram condenados por 4 votos a 1. Mesmo assim, as defesas afirmam que apresentarão o recurso.
O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, poderá decidir individualmente sobre os pedidos ou submetê-los novamente ao colegiado. Ele também pode solicitar parecer da Procuradoria-Geral da República antes de levar o caso a julgamento.
Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão pela tentativa de golpe após as eleições de 2022.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]