Em entrevista especial, prefeito aborda bloqueio de certidões, APA da Baleia Franca e planos para 2026.
Foto: Victor Guterres O prefeito de Jaguaruna, Laerte Silva, participou na quarta-feira (17) de uma entrevista especial à Rádio Litoral, na qual fez um balanço da gestão municipal em 2025, detalhando os principais desafios administrativos e os investimentos realizados no município. A conversa integra a série especial de entrevistas que abre espaço para os prefeitos da região da Amurel avaliarem ações, dificuldades e perspectivas para os próximos anos.
Situação financeira e bloqueio das certidões
Um dos principais pontos abordados foi a perda das certidões negativas do município, situação que impede o acesso a recursos e convênios. Segundo o prefeito, o problema tem origem em uma ação judicial iniciada em 2014.
“Hoje o nosso município está sem as negativas devido a uma ação que foi feita lá em 2014, onde o município contratou uma empresa que alegava que o município pagava mais INSS pelos servidores. O gestor da época começou a descontar do INSS dos servidores e agora, nos últimos 20 dias, foram bloqueadas todas as certidões”, explicou durante a entrevista à Rádio Litoral.
De acordo com Laerte Silva, a Receita Federal cobra valores retroativos expressivos. “A Receita está querendo nos cobrar 17,5 milhões de dividendos de 2014, 2015, 2016 e quatro meses de 2017. E aí tu dorme com um barulho desse?”, afirmou, ao relatar o impacto da cobrança sobre as finanças do município.
APA da Baleia Franca e cortes de energia
Outro tema tratado na entrevista foi a situação das residências localizadas dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, especialmente no litoral, e os desligamentos de energia determinados por decisões judiciais.
“O Judiciário está praticando meio que aleatoriamente. As residências que foram ligadas através de ações judiciais chegam perto de mil. Hoje, o que tem de mandado para receber o deferimento da esfera judicial para fazer esses desligamentos seriam em torno de 450 residências”, relatou o prefeito.
Segundo ele, Jaguaruna foi diretamente impactada pela criação da unidade de conservação. “O município foi penalizado. Trinta e três por cento do seu território litorâneo foi colocado dentro dessa APA da Baleia Franca”, pontuou.
Educação
Durante a entrevista concedida à Rádio Litoral, Laerte Silva reforçou que a educação segue como prioridade da administração municipal. Ele lembrou os investimentos realizados no primeiro mandato e anunciou novas obras.
“No primeiro mandato a gente construiu três novos colégios. Nesse segundo mandato a gente quer construir mais três novos colégios. Vamos entregar um amanhã, na comunidade da Garopaba”, afirmou.
Entre os projetos está a construção de uma nova unidade do DACI, considerada a maior escola do município. “A gente quer construir um novo DACI, que é o maior colégio que a gente tem, com quase mil alunos. É uma obra de aproximadamente 15 milhões de reais”, detalhou.
Barra do Camacho e dragagem
A situação da Barra do Camacho, importante para Jaguaruna e Laguna, também foi tema da entrevista. O prefeito explicou que o município buscou alternativas para manter a navegabilidade, mas enfrentou limitações técnicas.
“Tentamos utilizar a draga que estava cedida pela Cidasc, tentamos recuperar ela, mas infelizmente trabalhou muito pouco e deu muito pouco resultado. O custo de manutenção não pagava o operacional dela, então resolvemos parar e devolver”, explicou.
Ele informou que a principal dificuldade está na foz da lagoa. “Estamos viabilizando uma licença ambiental e depois vamos bater na porta do Governo do Estado para tentar capitanear recurso para uma draguinha um pouco menor, mas que seja nova”, afirmou.
Turismo e a maior onda do Brasil
No turismo, Laerte Silva destacou o potencial da Laje da Jagua, reconhecida como a maior onda do Brasil. O prefeito confirmou, na entrevista da quarta-feira (17), que o município avança na organização de um evento internacional.
“Esse campeonato mundial a gente já está com uma boa tratativa avançada, tem o apoio do Governo do Estado e da Santur. Será realizado no próximo ano. Serão os melhores surfistas do mundo, o que trará um holofote muito forte”, disse.
Segundo ele, a onda já foi oficialmente homologada. “Nós temos a maior onda do país, já homologada e comparada com Nazaré”, completou.
Ao encerrar a entrevista à Rádio Litoral, o prefeito deixou uma mensagem de reflexão. “Desejar para todo mundo… a vida é tão passageira e às vezes a gente deixa momentos únicos passarem por causa de ego pessoal. Que Deus nos abençoe, nos dê sabedoria e saúde, o resto a gente corre atrás”, concluiu.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]