Segunda-feira, 11 de agosto de 2025
Tubarão
19 °C
9 °C
Fechar [x]
Tubarão
19 °C
9 °C
Política

Políticos catarinenses reagem à decisão de Moraes sobre prisão domiciliar de Bolsonaro

Ministro do STF determinou prisão domiciliar do ex-presidente pelo descumprimento de medidas cautelares.

Brasil, 05/08/2025 08h18 | Por: Eduardo Mota | Fonte: Upiara Boschi
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, repercutiu de forma abrangente na política nacional. Parlamentares e lideranças de direita em Santa Catarina se manifestaram em relação ao caso.

A deputada federal Carol De Toni (PL), líder da Minoria na Câmara, publicou uma nota oficial em que critica a decisão de Moraes, classificando-a como uma “prisão infundada” e “incompatível com o Estado Democrático de Direito”. Ela argumenta que Bolsonaro “jamais foi condenado por corrupção” e que medidas como a tornozeleira eletrônica e a proibição de comunicação pública não têm, segundo ela, respaldo constitucional. “Não aceitaremos passivamente essa escalada autoritária. A direita do Congresso Nacional certamente reagirá à altura para conter os abusos e defender a democracia brasileira”, afirma a deputada.

O senador Esperidião Amin (PP) também se posicionou, descrevendo a situação como uma “jornada de vingança”. “Essa mancha não será apagada. Será uma mancha permanente em favor do Estado Democrático de Direito que todos nós desejamos”, declarou.
 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A deputada federal Julia Zanatta (PL) publicou um vídeo nas redes sociais criticando o momento da decisão, que, segundo ela, coincidiu com manifestações populares e com a divulgação de supostas irregularidades no gabinete de Moraes. “Nosso presidente Bolsonaro é apenas um símbolo no meio do caminho, entre o sistema e a nossa liberdade”, disse.

O deputado estadual Jessé Lopes (PL) também se manifestou: “O maior líder político da história do país foi preso por usar rede social! Que justiça é essa que solta corruptos e prende usuários de rede social?”, questionou.

Já o deputado federal Pezenti (MDB), também usou as redes sociais para fez críticas diretas ao ministro: “Moraes fez isso para mostrar quem manda. É um tirano, um ditador”, declarou.

Até o momento, o governador Jorginho Mello (PL), não se pronunciou oficialmente sobre a decisão.

Motivação da decisão de Moraes

De acordo com o despacho do ministro, a medida foi aplicada pelo descumprimento de medidas cautelares anteriormente impostas ao ex-presidente, incluindo restrições de comunicação e o uso de redes sociais. A decisão gerou protestos e manifestações contrárias por parte de aliados de Bolsonaro, que classificam a decisão como desproporcional e motivada por questões políticas.

 

Com informações: Upiara Boschi

Litoral Mais

Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC

Fone: 3192-0919

E-mail: portallitoralmais@gmail.com

Litoral Mais © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!