Sexta-feira, 31 de outubro de 2025
Tubarão
23 °C
16 °C
Fechar [x]
Tubarão
23 °C
16 °C
Política

Lula sanciona lei que endurece combate ao crime organizado no Brasil

Nova legislação cria dois novos tipos de crime com penas de até 12 anos de prisão para quem obstruir investigações ou medidas contra facções criminosas.

Brasil, 30/10/2025 15h59 | Por: Redação
Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que reforça o combate ao crime organizado no país e amplia a proteção de autoridades e servidores públicos envolvidos nessa área. A medida, aprovada pelo Congresso Nacional, foi publicada na edição desta quinta-feira (30) do Diário Oficial da União.

A nova legislação cria duas modalidades de crime: “obstrução de ações contra o crime organizado” e “conspiração para obstrução de ações contra o crime organizado”. Ambas preveem penas de prisão que variam de quatro a doze anos, além de multa, para quem “impedir, embaraçar ou retaliar o regular andamento de processo ou investigação de crimes praticados por organização criminosa ou a aprovação de qualquer medida contra o crime organizado”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A sanção ocorre dois dias após uma megaoperação da polícia do Rio de Janeiro contra o Comando Vermelho, que resultou em mais de 100 mortos, dezenas de prisões e a apreensão de mais de 100 fuzis.

Mesmo com a aprovação da nova lei, o governo federal ainda busca o avanço de outras medidas legislativas voltadas à segurança pública, como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública e o Projeto de Lei Antifacção, ambos em tramitação no Congresso.

Litoral Mais

Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC

Fone: 3192-0919

E-mail: [email protected]

Litoral Mais © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!