Prefeito de Florianópolis pelo PSD, Topázio acredita em uma parceria entre PSD e PL no estado.
O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, em entrevista coletiva durante evento na Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel), comentou sobre o cenário político para as eleições de 2026, bem como seu posicionamento diante da relação PSD x PL em Santa Catarina. O prefeito elogiou o governador Jorginho Mello (PL) e manifestou que a prioridade é trabalhar para que o estado mantenha o ritmo atual de crescimento.
“O governador Jorginho tem um projeto para Santa Catarina que é um projeto de Estado. O governador, nesses quatro anos, tem feito pelo estado aquilo que nunca foi feito. E ele tem planejado para os próximos quatro anos o desenvolvimento dessa unidade federativa, que já é a melhor estado do Brasil, para ficar ainda mais próspera. Eu me elegi prefeito com o compromisso de ser quatro anos prefeito de Florianópolis. Muito me honra as pessoas lembrarem do meu nome para o Governo do Estado, mas o que é importante nesse momento é trabalharmos para que o Estado continue com o ritmo que ele está indo, de crescimento, de desenvolvimento, de controle da gestão pública. E o governador Jorginho está fazendo um belíssimo trabalho, e nós acompanhamos enquanto Fecam, olhando do ponto de vista do interesse dos municípios, porque quanto melhor for o Estado, melhor irão os municípios.”
Topázio comenta sobre a relação entre PSD e PL em Santa Catarina, e afirma acreditar em um alinhamento entre as duas siglas.
“Eu tenho dito desde o início da minha fala que eu trabalho para que o PL esteja no mesmo projeto do PSD ou que o PSD esteja no mesmo projeto do PL. E por que eu vejo isso? Porque eu sou ponto de vista de um projeto de Estado, não sou ponto de vista de um projeto pessoal. E outra coisa que nós temos que lembrar é que vai depender muito do cenário nacional. Vocês viram o presidente do meu partido, Gilberto Kassab, dizendo o seguinte? ‘Se o governador Tarcísio for candidato a presidente da República, o PSD estará com ele’. Se o governador Tarcísio for candidato a presidente da República, fatalmente será pelo PL”, afirma Topázio.
Diante da explicação do cenário nacional, Topázio argumenta que é necessário aguardar e ter mais equilíbrio nas declarações.
“Como é que nós vamos ter um alinhamento em nível nacional do PL com o PSD e não vamos ter um alinhamento em nível estadual? Então, acho que a gente está botando o carro na frente dos bois, acho que a gente tem que esperar um pouquinho, a gente tem que medir um pouco as palavras, tem que ter equilíbrio emocional. Não adianta dar declaração no afã de querer lacrar ou querer fazer qualquer coisa. E é o que eu falo, é bom a gente não fritar muito ovo, porque se fritar demais não dá para desfritar. Então, é importante ver o alinhamento nacional primeiro e depois a gente decidir o que vai fazer aqui. Eu ficaria muito contente se o PSD tivesse um projeto junto com o PL para administrar o Estado por mais quatro anos", destaca o prefeito.