De acordo com o deputado Pepê Collaço, a prioridade é manter os documentos e projetos prontos.
A redragagem do Rio Tubarão, uma demanda histórica da população, ganhou um novo impulso com a inclusão na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do governo do estado, conforme informou o Deputado Estadual Pepê Collaço. Apesar de ser um passo fundamental, o parlamentar ressaltou que a iniciativa é complexa e exige a superação de diversas etapas.
Em entrevista, Collaço destacou a conquista de ter uma boa quantidade de recursos incluídos na previsão orçamentária, mas enfatizou que essa inclusão é apenas o começo. "O mais importante são as atividades que estamos fazendo agora para tirar os projetos do papel, para que eles aconteçam", afirmou.
Projetos prioritários e desafios ambientais
O deputado mencionou a alocação de R$5 milhões pela bancada do Sul para o projeto de revitalização da área portuária de Laguna e a retirada da pedra no canal da Barra da Laguna. De acordo com Collaço, essa etapa é fundamental para o sucesso da redragagem. "Não adianta começar por aqui se não fizer lá", ressalta.
Ele também informou que a Defesa Civil do Estado está finalizando o projeto executivo da redragagem e que o governo estadual está fazendo a atualização do projeto.
A complexidade da obra, segundo o deputado, reside principalmente nos licenciamentos ambientais. No entanto, ele se mostrou otimista, afirmando que os recursos serão aportados "mais cedo ou mais tarde."
"O que estamos brigando hoje é para deixar os documentos prontos, projetos prontos, previsão no orçamento, para que a gente esteja preparado para receber os recursos," explicou Collaço.
Ações e compromissos futuros
O parlamentar ainda destacou que o governo do estado já iniciou ações importantes para contenção de cheias em outras regiões, como no Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis. O prefeito de Tubarão, Estêner Soratto, manifestou confiança de que a vez do sul do estado chegará em breve.
"O compromisso é de depois do Vale do Itajaí, vir para Tubarão, no ano que vem," revelou o prefeito. Com a inclusão na LDO e os projetos em andamento, o foco é garantir a liberação dos recursos para que a obra de redragagem do Rio Tubarão possa sair do papel.