Proposta traz custo de R$291 milhões e prazo de três anos.
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), deve entregar nesta semana, em Brasília, o estudo que detalha a proposta do governo estadual para desafogar o trânsito no trecho do Morro dos Cavalos, na BR-101, em Palhoça. A reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), chegou a ser cogitada, mas a presença do representante do governo federal foi “desconfirmada”. Ainda assim, Jorginho permanece na capital até quinta-feira (5) e mantém a expectativa de formalizar a entrega.
O documento, com 98 páginas, não é um projeto básico da obra, mas um “Estudo de Concepção para o Contorno do Morro dos Cavalos”. Nele, estão incluídas análises técnicas e geológicas que apontam a viabilidade da construção de uma via alternativa de aproximadamente cinco quilômetros. O custo estimado é de R$291,2 milhões, com prazo de execução de três anos, um mês e 15 dias — sendo um terço desse período reservado ao licenciamento ambiental.
Por se tratar de área de preservação e terra indígena, a obra ainda depende de estudos de impacto ambiental e de entendimentos com a comunidade local.
Segundo Jorginho, o governo catarinense está disposto a conduzir o projeto, mas precisa do apoio da União para avançar no licenciamento e na mediação com a comunidade indígena. A ideia não é competir com a alternativa dos túneis, mas compor soluções. De acordo com o governo do estado, o contorno poderia reduzir os problemas imediatos de tráfego, enquanto a concessão federal avançaria em uma solução definitiva.
As informações são do jornalista Upiara Boschi.