Empresário foi responsabilizado por patrocinar mensagens aéreas com frases difamatórias contra o presidente; decisão foi unânime na 1ª Câmara Civil.
Foto: Reprodução O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) determinou que o empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan, pague R$ 33 mil de indenização por danos morais ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A decisão, tomada por unanimidade pela 1ª Câmara Civil na quinta-feira (30), foi confirmada nesta sexta (31) pelo advogado do presidente, Miguel Novaes.
A ação judicial foi movida após Hang patrocinar, em 2019, faixas levadas por aviões com frases ofensivas a Lula, que haviam sido exibidas sobre o litoral norte catarinense durante a temporada de verão. Entre as mensagens estavam: “Lula cachaceiro, devolve meu dinheiro”, “Lula na cadeia, eu com o pé na areia” e “Melhor que o verão é o Lula na prisão”.
Na época, o então ex-presidente havia deixado recentemente a prisão após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). O processo foi aberto pela defesa de Lula na 2ª Vara Cível da Comarca de Navegantes, mas o pedido de indenização havia sido negado em primeira instância — decisão agora revertida pelo tribunal.
Com a nova sentença, o TJSC reconheceu que o empresário “consumou a prática do ato” e que as mensagens veiculadas configuraram ofensa à honra e imagem do presidente.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]