Invasão aconteceu na manhã de domingo (19) e levou o fechamento temporário do principal museu da França.
O Museu do Louvre, em Paris, permanecerá fechado nesta segunda-feira (20) após o roubo de joias da coroa francesa ocorrido no domingo (19). Segundo autoridades, quatro criminosos encapuzados invadiram o local, quebraram uma janela com o auxílio de um guindaste e fugiram em motocicletas levando objetos de alto valor histórico.
De acordo com a promotora de Paris, Laure Beccuau, o crime ocorreu por volta das 9h30, horário local (4h30 em Brasília), quando o museu já estava aberto ao público. O grupo entrou pela Galerie d'Apollon, área que abriga parte das joias da coroa, e completou a ação em cerca de sete minutos. Apesar de estarem desarmados, os suspeitos ameaçaram os seguranças com esmerilhadeiras.
Um total de nove objetos foram alvo do roubo, dos quais oito foram efetivamente levados. Os ladrões acabaram perdendo uma das peças durante a fuga: a coroa da Imperatriz Eugênia, esposa de Napoleão III. Um dos itens foi recuperado posteriormente pelas autoridades francesas.
Contexto histórico e cultural
Inaugurado em 10 de agosto de 1793, o Museu do Louvre reúne um acervo formado por mais de 500 mil obras, que se espalham desde os jardins até as galerias internas. Visitado diariamente por cerca de 20 mil pessoas, o local é a galeria de arte mais visitada do mundo e tem como principal atração a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, que integra a coleção há mais de dois séculos.
O museu informou em comunicado que permanecerá fechado ao público nesta segunda-feira e que visitantes com ingressos terão o valor reembolsado automaticamente. O caso reacende o debate sobre a segurança do Louvre, que recebeu 8,7 milhões de visitantes em 2024 e é considerado um dos símbolos mais importantes do patrimônio cultural mundial.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]