Presidente diz que armamento garante a “tranquilidade” do povo venezuelano em meio à escalada de tensões com os Estados Unidos
Foto: Reprodução O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta quarta-feira (22) que o país possui mais de 5 mil mísseis antiaéreos russos Igla-S, considerados por ele “uma das armas mais poderosas que existem”. Segundo o mandatário, o arsenal tem o objetivo de garantir a paz e a estabilidade do território venezuelano.
“Qualquer força militar do mundo sabe o poder dos Igla-S, e a Venezuela tem nada mais nada menos que 5 mil Igla-S nos postos-chave da defesa antiaérea, para garantir a paz, a estabilidade e a tranquilidade do nosso povo”, declarou Maduro durante evento transmitido pela emissora estatal VTV.
O Igla-S é um míssil portátil de fabricação russa, projetado para abater aviões a baixa altitude, e tem sido usado em exercícios militares ordenados por Maduro em resposta à presença de forças dos Estados Unidos no Caribe.
A movimentação militar americana, segundo Maduro, seria uma tentativa de “mudança de regime”. Já Washington alega que as operações têm como foco o combate ao narcotráfico.
Recentemente, os EUA realizaram ataques a embarcações suspeitas de tráfico, resultando em 32 mortes. O então presidente Donald Trump afirmou que pretende expandir a campanha com bombardeios terrestres, declarando tratar-se de um problema de segurança nacional.
A presença militar americana no Caribe e no Pacífico, somada às acusações mútuas de envolvimento com redes de narcotráfico, vem intensificando as tensões diplomáticas entre Washington, Caracas e Bogotá.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]