Polícia classifica ocorrência em Sydney como incidente terrorista.
Foto: Reuters/Reprodução Um ataque a tiros ocorrido neste domingo (14) na praia de Bondi, em Sydney, na Austrália, deixou ao menos 11 mortos e 11 feridos, incluindo dois policiais. Um dos suspeitos morreu no local e outro foi detido em estado crítico. Até o momento, não há informações sobre brasileiros entre as vítimas.
O ataque aconteceu durante uma celebração do festival judaico de Hanukkah. Em coletiva de imprensa, o comissário da polícia de Nova Gales do Sul, Mal Lanyon, classificou o episódio como um incidente terrorista e informou que a polícia investiga a possível participação de um terceiro suspeito.
Segundo as autoridades, 29 pessoas foram encaminhadas a diferentes hospitais de Sydney, incluindo os dois policiais feridos. O estado de saúde dos agentes e dos demais feridos é considerado grave.
O primeiro-ministro de Nova Gales do Sul, Chris Minns, afirmou que o ataque foi planejado para atingir a comunidade judaica da cidade. Ele destacou a ação de um homem de 43 anos que conseguiu desarmar um dos atiradores, mesmo sendo atingido por dois disparos. O homem permanece hospitalizado e se recupera bem.
A polícia informou ainda que um objeto suspeito, que pode ser um artefato explosivo, foi retirado de um veículo próximo à praia. A área foi isolada e materiais suspeitos seguem sob análise de equipes especializadas.
Autoridades internacionais, como a ONU, Estados Unidos e Israel, condenaram o ataque. O nível de ameaça terrorista na Austrália permanece classificado como “provável”, segundo a inteligência australiana.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]