Estado mantém tendência de queda na criminalidade; governador Jorginho Mello destaca atuação das forças de segurança e reforça compromisso com a proteção dos catarinenses.
Santa Catarina alcançou, entre junho e setembro de 2025, os menores índices de homicídios dos últimos 20 anos para o período, segundo dados da Diretoria de Inteligência Estratégica (DINE) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC). O Estado já havia registrado, no primeiro semestre, o menor número de assassinatos de toda a série histórica.
O governador Jorginho Mello afirmou que os resultados refletem o trabalho das forças policiais. “Santa Catarina é, com muito orgulho, o Estado mais seguro do Brasil. Garantir segurança para os mais de 8 milhões de catarinenses é uma missão permanente do nosso governo”, destacou.
Em setembro, foram contabilizados 33 homicídios, número idêntico ao de agosto e 17,5% menor que no mesmo mês de 2024. Julho teve 23 casos (queda de 24%), e junho, 28 (redução de 42%).
Para o secretário de Segurança Pública, coronel Flávio Graff, os resultados são fruto do combate às facções e da atuação integrada das forças de segurança. “Temos tropas altamente treinadas e prontas para agir com inteligência e eficiência”, afirmou.
Além da queda nos homicídios, setembro também registrou reduções expressivas em outros crimes: roubos (-24,2%), furtos (-16,9%), estelionatos (-11,7%) e violência doméstica (-12,6%). O roubo de veículos caiu mais de 50%. Municípios como Itapoá, Navegantes, Itajaí e Florianópolis se destacaram pela forte queda nos índices de violência.