Em entrevista à Rádio Litoral, o diretor-presidente da Fundação Municipal de Esporte (FME) de Tubarão, Carlos Zamparetti, fez um balanço positivo de 2025
Foto: Victor Guterres O diretor-presidente da Fundação Municipal de Esporte (FME) de Tubarão, Carlos Zamparetti, apresentou um balanço do ano de 2025, no qual celebrou a consolidação de uma nova e polêmica estratégia que prioriza o atleta local e garantiu importantes avanços financeiros para o esporte de base do município.
O ano se encerra com uma injeção de recursos significativa para a FME, que conseguiu a aprovação de R$ 323 mil através do Programa de Incentivo ao Esporte (PIE), um mecanismo de financiamento do Governo Estadual via ICMS. Zamparetti explicou que este valor será crucial para resolver questões práticas do dia a dia, como o fornecimento de uniformes para os atletas (incluindo os tamanhos P e PP, geralmente em falta), além de equipamentos essenciais como bolas e arcos para ginástica. O investimento visa fortalecer a base em diversas modalidades, incluindo handebol, surf e jiu-jítsu, e há ainda um projeto cadastrado no PIE para promover um grande campeonato de verão com vôlei de praia, futebol e beach tennis, com o intuito de movimentar a cidade.
A principal mudança na gestão do esporte, contudo, foi a alteração na política de concessão do Bolsa Atleta. O diretor-presidente e a FME optaram por direcionar o investimento exclusivamente para os atletas da "prata da casa", de Tubarão e da região da AMUREL, cortando o apoio a competidores que sequer tinham ligação com o município. A decisão, foi validada pelos resultados nos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), onde Tubarão alcançou o 14º lugar geral, mas subiu para a 7ª posição no quadro de medalhas. Zamparetti destacou o orgulho de ver atletas, que têm "amor pela nossa bandeira," competindo e lamentando a derrota, diferente dos que vinham apenas para pontuar.
O desempenho individual foi o grande destaque. O Karatê, historicamente forte, reafirmou sua posição como a melhor equipe do estado, conquistando 18 medalhas no total. O Atletismo trouxe um ouro expressivo com Maurício no arremesso de peso, um feito notável por ter superado um medalhista olímpico na prova. A Natação manteve sua excelência com 10 medalhas, incluindo a campeã Fernanda Delgado. Surpresas vieram do Jiu-Jítsu, que conquistou três medalhas após a implementação do Bolsa Técnico, e do Vôlei de Praia, que alcançou um inédito quarto lugar. No Tiro, a equipe obteve um terceiro lugar geral, resultado de uma virada impressionante após um início lento, e a FME busca a segunda posição por meio de um recurso contra uma suposta irregularidade da equipe de Blumenau.
Apesar dos bons resultados, Zamparetti reconheceu que as modalidades coletivas historicamente penalizam a pontuação geral da cidade. O futsal masculino, por exemplo, perdeu nas quartas de final nos pênaltis para Blumenau, que seria o campeão, em um jogo dramático. Para mudar este cenário e dar mais incentivo aos esportes de equipe, a FME está propondo à Câmara de Vereadores uma alteração no edital do Bolsa Atleta. A proposta visa conceder o benefício não apenas para os três primeiros do estado, mas também para o quarto lugar e, crucialmente, para as equipes que passarem da etapa regional. Isso permitiria que modalidades como o futsal feminino, que chegou às etapas estaduais da OLESC, Joguinhos e JASC, pudessem ter bolsas de incentivo, mesmo que em valores menores, o que hoje não é possível.
O diretor finalizou agradecendo nominalmente a toda a equipe da fundação pelo esforço dedicado, especialmente nos últimos 40 dias de competições, onde passaram 33 fora de casa, cuidando da logística, segurança e alimentação dos jovens atletas. Ele também reiterou o agradecimento ao prefeito Estêner Soratto e ao vice Denis Matiolla por terem dado "carta branca" para as mudanças, que, segundo ele, demonstraram ser o caminho correto para o desenvolvimento do esporte tubaronense.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]