Carvão mineral e soja concentraram mais de 76% da movimentação ferroviária no estado.
Foto: FTC As ferrovias localizadas em território catarinense transportaram 6.172.708 toneladas de cargas ao longo de 2025. Os dados foram apurados pela Diretoria de Modais de Transporte e Gerência de Ferrovias da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), com base em informações da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Do total movimentado, 3,08 milhões de toneladas foram transportadas pela Ferrovia Tereza Cristina (FTC), com destaque para o carvão mineral destinado à termelétrica Jorge Lacerda e cargas conteinerizadas com destino ao Porto de Imbituba. Outras 3,08 milhões de toneladas foram registradas na malha operada pela Rumo Logística, principalmente granéis sólidos agrícolas, como soja e milho, direcionados ao Porto de São Francisco do Sul.
Segundo a SPAF, dois produtos concentraram mais de 76% da carga ferroviária em 2025. O carvão mineral respondeu por cerca de 2,5 milhões de toneladas, enquanto a soja somou aproximadamente 2,1 milhões de toneladas. O milho representou 853 mil toneladas e as cargas conteinerizadas alcançaram 566,6 mil toneladas. Também foram transportados produtos como adubo orgânico e a granel, bobinas de aço, combustíveis, cloreto de potássio e ureia.
Outro destaque foi a movimentação de contêineres pela Ferrovia Tereza Cristina, que superou 560 mil toneladas com destino ao Porto de Imbituba. Esse volume corresponde a cerca de 43% de toda a movimentação de contêineres do terminal, tornando o porto o que proporcionalmente mais utiliza a ferrovia para recepção e expedição de contêineres no Brasil.
O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, avalia que o modal ferroviário ainda é subutilizado no estado. Segundo ele, Santa Catarina articula, junto aos estados do Codesul, maior participação nas discussões nacionais sobre concessões e investimentos no setor, com o objetivo de ampliar as alternativas logísticas para o desenvolvimento econômico.
Infraestrutura ferroviária
Santa Catarina possui 1.373 quilômetros de malha ferroviária instalada, sendo 1.210 quilômetros concedidos à Rumo Logística e 163 quilômetros à Ferrovia Tereza Cristina. No entanto, apenas 373 quilômetros estão em operação, o que representa 26,4% da malha estadual e cerca de 1,69% da malha ferroviária brasileira operacional.
Atualmente, dois projetos ferroviários estão em desenvolvimento no estado. Um deles prevê a implantação de 319 quilômetros entre Chapecó e Correia Pinto, e outro de 62 quilômetros entre Navegantes e Araquari, ambos com conclusão prevista para 2026. Em 2025, também foi sancionada a lei que criou o Sistema Ferroviário do Estado de Santa Catarina (SFE-SC), que regulamenta a exploração do transporte ferroviário de cargas e passageiros por meio de concessões públicas e autorizações privadas.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]