Domingo, 09 de novembro de 2025
Tubarão
27 °C
14 °C
Fechar [x]
Tubarão
27 °C
14 °C
Economia

EUA investigam JBS e outras gigantes da carne por suposta manipulação de preços

Departamento de Justiça quer apurar possível conluio entre empresas que dominam 85% do mercado norte-americano de carne bovina

Brasil, 08/11/2025 10h25 | Por: Redação
Foto: Reprodução

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) anunciou, nesta sexta-feira (7), a abertura de uma investigação contra quatro das maiores processadoras de carne bovina que atuam no país — entre elas, o frigorífico brasileiro JBS.

O órgão apura suspeitas de conluio e manipulação de preços, conforme comunicado divulgado pela Casa Branca. Além da JBS, também são investigadas as empresas Cargill, Tyson Foods e National Beef, que juntas controlam cerca de 85% do mercado norte-americano de carne bovina, número que mais que dobrou desde 1980.

A ação faz parte de um esforço do governo norte-americano para, segundo o texto oficial, “reprimir cartéis estrangeiros e restaurar a concorrência justa” no setor. O comunicado também destaca que a JBS, de capital brasileiro, é a “maior processadora de carne do mundo”.

“Ao examinar se essas empresas violaram as leis antitruste por meio de preços coordenados ou restrições de capacidade, esta investigação irá erradicar qualquer conluio ilegal, restaurar a concorrência justa e proteger nossa segurança alimentar”, diz o comunicado do DOJ.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ex-presidente Donald Trump também se manifestou nas redes sociais, afirmando que os frigoríficos estariam elevando artificialmente os preços da carne bovina, enquanto o preço do gado “tem caído substancialmente”.

“Sabe-se que há algo de suspeito. Vamos descobrir a verdade muito rapidamente. Se houver crime, os responsáveis pagarão um preço alto”, declarou Trump.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da JBS, que ainda não se posicionou sobre o caso.

A investigação ocorre em meio à alta histórica do preço da carne nos Estados Unidos. A seca prolongada reduziu o número de rebanhos, elevando os custos de alimentação e levando o estoque de gado ao nível mais baixo em quase 75 anos. A situação se agravou após o país suspender parte das importações de gado do México, por causa do risco de disseminação da praga conhecida como bicheira-do-Novo-Mundo.

Litoral Mais

Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC

Fone: 3192-0919

E-mail: [email protected]

Litoral Mais © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!