Quinta-feira, 04 de setembro de 2025
Tubarão
24 °C
14 °C
Fechar [x]
Tubarão
24 °C
14 °C
Economia

Deputado Jorge Goetten assume a presidência da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa

Representante de SC, Goetten quer pautar projetos que ampliam os limites do Simples Nacional e fortaleçam pequenos negócios.

Brasil, 01/09/2025 09h30 | Por: Eduardo Mota | Fonte: Acaert
Foto: Acaert

O deputado federal catarinense Jorge Goetten (Republicanos) é o novo presidente da Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas. O colegiado, que conta com mais de 180 membros, tem como objetivo principal defender políticas públicas que impulsionem os pequenos negócios, que representam 94% das empresas brasileiras.

Em entrevista, Goetten destacou a importância do segmento para a economia de Santa Catarina. “Mais de 90% das empresas em Santa Catarina são micro, pequenas ou MEIs, e elas são responsáveis por mais de 70% dos empregos formais no Estado”, afirmou o deputado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Projetos prioritários

Goetten ressaltou que uma das suas principais missões à frente da Frente Parlamentar é resgatar projetos que estão paralisados no Congresso Nacional. Entre as propostas prioritárias, ele mencionou o projeto de lei 108/2021, que visa ampliar os limites do Simples Nacional, programa que não é atualizado desde 2016. A mudança daria condições para que as empresas pudessem crescer sem sair do regime tributário simplificado.

Outra proposta é o projeto do Reempreendedorismo, que busca reativar micro e pequenas empresas que enfrentaram problemas com o Simples. Além disso, o deputado quer dar prioridade ao Super MEI, projeto de autoria da senadora catarinense Ivete da Silveira.

“O Super MEI está acima do MEI, então você tem um limite maior e isso dá uma condição das pessoas poderem faturar um pouco mais sem sair do MEI, no mesmo regime, contribuindo com o mesmo percentual”, explicou Goetten.

O deputado também defendeu a criação de um “Simples Trabalhista”. Ele argumenta que micro e pequenas empresas não deveriam ter o mesmo tratamento de grandes corporações em negociações trabalhistas, pois não possuem a mesma estrutura jurídica. “Não podemos tratar os diferentes iguais”, pontuou.

Goetten afirmou que já conversou com o presidente da Câmara, Hugo Motta, para garantir que essas propostas sejam pautadas e votadas com celeridade na casa.

 

As informações são da Acaert.

Litoral Mais

Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC

Fone: 3192-0919

E-mail: portallitoralmais@gmail.com

Litoral Mais © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!