Quarta-feira, 30 de julho de 2025
Tubarão
19 °C
8 °C
Fechar [x]
Tubarão
19 °C
8 °C
Cultura e Lazer

Literatura: escritor Tom Belmonte lança faroeste gaúcho e fronteiriço

Além de escritor, Tom Belmonte é jornalista e locutor da Rádio Litoral FM.

Tubarão, 11/07/2025 16h31 | Por: Lucas Marques
Foto: Divulgação

Uma família despedaçada por desamor, assassinato, vingança e dinheiro. Rupturas emocionais marcadas na pele e na alma. Enredo já visto na literatura e na cinematografia, mas desta vez entranhado na pampa, mais precisamente na fronteira oeste gaúcha.

Região de beleza natural e simbologia única, mas de vazio existencial para as personagens deste romance policial de estrada, Rincão do Inferno, segundo livro do jornalista gaúcho Tom Belmonte. 

Com 244 páginas, arte de capa do artista gráfico Éverson Godinho, texto de orelha do escritor e cineasta Boca Migotto e prefácio do jornalista Humberto Trezzi, a obra disseca o universo fraturado da família Silveira, núcleo principal da trama, e daqueles que os circundam.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

São emoções que podem levar o leitor a surpreender-se com a profundidade do pântano sentimental das personagens, onde o amor é mero fragmento e algo relacionado a perdas e dores.

Belmonte, que por anos atuou no jornalismo gaúcho como repórter de polícia e vive hoje na costa sul catarinense, pinça e expõe esse abismo afetivo com uma naturalidade textual que prende o leitor à trama, marcada por tiros, perseguições e uma vendeta com pitadas também sobrenaturais. Rincão do Inferno é a esperada continuação da obra de estreia do autor, Círculo de Sangue (Carta Editora, 2023, 192 p.).

“De maneira crua e por vezes sutil, a narrativa é conduzida a divãs e encruzilhadas emocionais, mostrando que os limites entre a sensatez e a loucura são tênues e o estopim para as sombras das personagens são a mágoa, o rancor e o orgulho. Rincão do Inferno está ambientado na Porto Alegre do início do século, na fria Zurique e nas fronteiriças São Borja, Itaqui e Bagé – onde está situada a belíssima localidade do Rincão do Inferno, além da uruguaia Aceguá. E é nesse rincão longínquo e distante que habita cada personagem, nessa fronteira caudilhesca e cenário de guerras seculares do Brasil e do Rio Grande do Sul, que o autor constrói as batalhas espirituais das personagens, envoltas numa ancestralidade e natureza humana de controle e confronto. Um texto que destila talento em cada linha”, descreve o cineasta Boca Migotto.

“Daqueles thrillers de manter punhos cerrados, dentes apertados, olhos fixos na tela, à espera de mais um lance frenético nessa novela que mescla dramas familiares e faroeste caboclo, chamada Rincão do Inferno (...) Belmonte costura passado e presente com maestria. Celulares ao lado de punhais, correrias de ambulâncias e cavalos em galope, revólveres herdados de família e fuzis novos em folha. Cães de guarda e de estimação. Mulheres fatais, de ontem e de hoje – armadas com pistola ou com perfídia (ou ambos). Clubes grã-finos, restaurantes gourmet e puteiros. Há espaço até para uma misteriosa trupe de ciganos, envolvidos do começo ao fim na trama de assassinatos e vinganças”, ressalta Humberto Trezzi.

Litoral Mais

Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC

Fone: 3192-0919

E-mail: portallitoralmais@gmail.com

Litoral Mais © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!