A abertura oficial aconteceu na sexta-feira.
A 43ª Semana Cultural de Laguna teve início com um final de semana repleto de atrações, reunindo artistas locais, instituições culturais e o público lagunense em diversos espaços da cidade, em uma verdadeira celebração da diversidade artística e da identidade cultural do município.
A abertura oficial aconteceu na sexta-feira (25), com o início da exposição “Choro dos Palhaços” do artista Mateus Guimarães, no Mercado Público.
A mostra segue aberta à visitação durante a programação da Semana. Ainda na sexta, a escola de samba Brinca Quem Pode promoveu uma palestra com foco na Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.
À noite, o Cine Teatro Mussi foi palco da Noite das Artes, dirigida por Jairo Barcelos, com apresentações de dança, música e teatro, em um encontro vibrante de linguagens e talentos lagunenses: Casa da Dança, Companhia de Dança Lagunense e Flexion Academia encantaram o público, ao lado das performances musicais de João Rodrigues, Teresinha Flor, Gean Pierre, Iasmin Costa e Neusa Preuss, além da participação teatral do Instituto Artístico Cultural Em Cena (IACEC).
A noite de abertura foi marcada pela emoção e pela valorização dos artistas da terra, que apresentaram ao público um panorama da riqueza cultural de Laguna.
No sábado (26), a programação seguiu com a Oficina de Batuque realizada na sede da União Operária, trazendo ritmos, ancestralidade e vivência musical. Já à noite, o Centro Histórico foi tomado pela alegria e brilho do samba com a apresentação das cinco escolas de samba da cidade, em uma celebração que exaltou o espírito carnavalesco que é marca registrada de Laguna.
Encerrando o primeiro fim de semana, no domingo (27), o público prestigiou a peça “Dona Bruxa, a Rainha”, encenada pelo grupo IACEC. Em seguida, a Casa Pinto recebeu a exposição “Rio Acima”, do artista Leandro Jung, acompanhada de uma apresentação musical especial com Marcus Vinícius.
A 43ª Semana Cultural segue até o fim do mês com diversas atrações espalhadas por diferentes pontos da cidade, reforçando o compromisso da gestão municipal com a valorização da cultura, da arte local e do acesso da população a produções culturais de qualidade.