A medida foi tomada pela Defesa Civil identificar riscos em vistoria técnica feita na última semana
O tempo chuvoso recente fez com que se agravasse a situação da pista, na rodovia João Batista Wendhausen Moraes, na comunidade da Figueira, em Laguna. Por conta disso, o trecho é apontado como ‘risco iminente’ de desabamento e foi isolado pela Defesa Civil. A medida decorre de vistoria técnica feita na última semana.
As reclamações vêm desde 2021, quando as primeiras rachaduras e infiltrações foram notificadas ao órgão de proteção. No ano seguinte, chuvas provocaram deslizamento de terra e derrubaram um muro de arrimo. O trecho foi apenas sinalizado, sem intervenção, o que causou até mesmo acidentes na região.
Na vistoria da semana passada, a Defesa Civil apontou presença de vegetação no local, o que aumenta a instabilidade do solo e o risco de novos deslizamentos, inclusive nas proximidades da área já afetada.
Uma análise de medidas mais complexas para garantir a segurança da via já foi solicitada à Secretaria de Planejamento. Enquanto isso, o órgão recomenda que a população utilize apenas uma faixa de rolamento e que veículos de grande porte evitem subir em calçadas ou trafegar próximos ao trecho colapsado.