Em ação conjunta com outros órgãos, Polícia Militar fiscaliza estabelecimentos e reforça o combate a furtos que impactam a segurança pública e os serviços.
A Polícia Militar de Tubarão, em uma operação conjunta com a Polícia Militar Ambiental, a Secretaria de Urbanismo da prefeitura, Celesc e Cergal, realizou uma ação focada na prevenção e combate aos furtos de fios de cobre na região. A operação, considerada complexa devido à necessidade de alinhar as agendas de diversos órgãos, teve como foco a fiscalização de estabelecimentos que comercializam esse tipo de material.
Segundo o Comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-coronel Paulo Sérgio de Bona Portão, o objetivo principal da operação é preventivo. “A Polícia Militar acaba atuando de uma forma bastante discreta, mas com intuito extremamente preventivo, visando coibir a questão dos furtos de fios de cobre”, afirmou o comandante. A ação fiscalizou quatro ferros-velhos, constatando que três deles estavam com alvará vencido, o que demonstra a necessidade de uma atenção especial do poder público a esses locais.
O comandante explicou ainda que o combate aos furtos de fios se baseia em uma estratégia de atuação paralela. “Quando os órgãos de segurança fiscalizam esses tipos de estabelecimentos, a gente acaba atuando paralelamente. Primeiro, na prevenção primária, que diz respeito à realização de rondas ostensivas, mas num segundo momento, a atuação de fiscalização também demonstra que o furto de fio é realmente uma preocupação dos órgãos públicos”, concluiu o Tenente-coronel Paulo Sérgio de Bona Portão.
Confira a entrevista completa para o programa Jornal Litoral, na Rádio Litoral, em nosso canal no YouTube. Aproveite para se inscrever em nosso canal e ativar as notificações, para ficar sempre antenado no que acontece em nossa região.