Larvas foram encontradas no bairro Caçador; município soma 24 focos em 2025
A Vigilância em Saúde de Capivari de Baixo confirmou a identificação de mais um foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. As larvas foram localizadas em uma armadilha instalada no bairro Caçador, na semana passada, durante as ações de monitoramento realizadas pelas agentes de combate às endemias.
De acordo com o protocolo, após a confirmação de foco, é realizada uma varredura em um raio de 300 metros, vistoriando residências e estabelecimentos comerciais para eliminar possíveis criadouros. Porém, devido às condições do tempo, a ação ainda não pôde ser realizada. Assim que o clima permitir, equipes de agentes de endemias e agentes comunitários de saúde irão executar o trabalho.
Com este caso, o município contabiliza 24 focos do Aedes aegypti somente em 2025, o que acende um alerta para a necessidade de redobrar os cuidados de prevenção.
Como a população pode ajudar
A Vigilância em Saúde reforça que pequenas atitudes, feitas ao menos uma vez por semana, ajudam a reduzir significativamente os riscos de proliferação do mosquito: