Secretaria de Saúde reforça importância de eliminar focos do mosquito Aedes aegypti e envolve escolas em atividades de conscientização
Foto: Reprodução Neste sábado (8), é celebrado o Dia Nacional de Mobilização Contra a Dengue, e a Secretaria Municipal de Saúde de Laguna aproveita a data para reforçar o alerta: cada morador deve fazer a sua parte no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A data tem como objetivo estimular a adoção de medidas simples de prevenção, como eliminar recipientes que acumulam água parada, locais ideais para a reprodução do mosquito. A orientação é que a população reserve alguns minutos do dia para inspecionar suas casas e quintais, verificando vasos de plantas, garrafas, calhas, caixas d’água e outros possíveis criadouros.
“Um simples cuidado pode evitar a reprodução do mosquito e salvar vidas”, reforça a Secretaria de Saúde.
Neste ano, o Governo do Estado direcionou as ações de mobilização para o ambiente escolar, aproveitando a proximidade das férias para envolver alunos, professores e famílias em atividades de conscientização e eliminação de focos do Aedes aegypti.
Em Laguna, a equipe de Endemias realizou nesta sexta-feira (6) uma ação educativa na Escola de Educação Básica Saul Ulysséa, com palestras e atividades interativas voltadas aos estudantes. Outras escolas também receberão a iniciativa nos próximos dias.
Segundo Mathie Rossini, coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue, o trabalho vai continuar.
“Contemplaremos algumas unidades de ensino, iniciamos hoje e daremos continuidade na próxima semana. Laguna já registrou 51 focos este ano, o último em 18 de agosto de 2025”, destacou.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]