Município intensifica inspeções e ações educativas diante do período mais crítico para proliferação do mosquito.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Gravatal A Vigilância em Saúde de Gravatal confirmou nesta sexta-feira o 18º e o 19º focos do mosquito Aedes aegypti em 2025. As larvas foram identificadas após coletas realizadas nos dias 3 e 10 de dezembro nos bairros Termas e Jardim Andréia, em áreas empresarial e residencial. A análise foi feita pela Regional de Saúde de Tubarão.
Segundo o agente de endemias André Avelino, a Secretaria de Saúde iniciou ações de inspeção nos imóveis próximos aos pontos onde as larvas foram encontradas. Ele explica que o aumento da temperatura, a chegada do verão e as chuvas recorrentes favorecem a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Avelino lembra que o município estava há quase 60 dias sem novos focos.
O agente destaca que o período entre dezembro e março é o mais crítico, com aumento significativo nas armadilhas, nos pontos estratégicos, como cemitérios e borracharias, e nos locais atendidos por denúncias. De 1º de janeiro a 12 de dezembro, Gravatal registrou dois casos confirmados de dengue e não possui casos suspeitos no momento.
Nas últimas semanas, a Vigilância em Saúde ampliou mobilizações de orientação à população, incluindo o Dia D de Prevenção, realizado no início do mês em referência ao Dezembro Vermelho. A equipe também participou do encerramento do Campeonato de Futsal Interempresas, levando informações e materiais educativos ao público.
As ações integram o compromisso do município com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 da ONU, voltado à promoção da saúde e do bem-estar, reforçando o trabalho contínuo de combate às arboviroses.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]