Iniciativas reforçam a importância da saúde mental nas comunidades atendidas.
Foto: Divulgação A campanha Janeiro Branco, que estimula o cuidado com a saúde mental e o diálogo sobre emoções e sofrimento psíquico, tem sido reforçada por ações desenvolvidas pela Cooperativa Regional Sul de Eletrificação Rural (Coorsel), que promove projetos sociais voltados ao bem-estar físico e emocional de seus associados.
Entre as iniciativas está o projeto Ação Mulher Coorsel, que reúne associadas para a aprendizagem de técnicas de artesanato, utilizando materiais doados pela cooperativa. Em Tubarão, um dos grupos se encontra semanalmente no bairro São Cristóvão, sob coordenação da moradora Cristiane da Rosa Duarte.
Segundo a coordenadora, o artesanato contribui para o equilíbrio emocional das participantes. “Para nós, o artesanato é como uma terapia. Aqui aprendemos coisas novas, além de vivenciarmos trocas de experiências, novas amizades e momentos de lazer e bem-estar”, afirma.
A aposentada Nadia Scharf Guarezi, que passou a integrar o grupo em 2025, relata impactos positivos na saúde mental. “Uma das melhores medicações é esse momento de socialização. Tenho depressão e, desde que comecei a participar, tem sido transformador”, destaca.
Aos 85 anos, Maria Cancelier Rodrigues também frequenta o grupo e ressalta a importância da atividade. “Aprendi muita coisa nova e o artesanato ajuda a manter a mente ativa”, relata.
O presidente da Coorsel, Arilton Francisconi Cândido, o Xela, afirma que a cooperativa busca ir além da distribuição de energia. “Investimos em ações que contribuem para a saúde física e mental dos nossos associados”, pontua.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]