Ação aconteceu nas cidades de Rio Fortuna e Braço do Norte.
O Departamento Regional da Cidasc de Tubarão realizou uma campanha de coleta de embalagens vazias e resíduos de agrotóxicos em Rio Fortuna e Braço do Norte. A iniciativa visa conscientizar produtores rurais sobre a importância da logística reversa e do descarte correto, evitando a contaminação do solo, da água e riscos à saúde humana. Esta é a segunda edição da ação, sendo que na primeira, a cidade de Rio Fortuna já havia sido contemplada.
Henrique Corrêa, gerente regional da Cidasc de Tubarão, comenta a importância da campanha. “O objetivo principal é conscientizar o produtor sobre a importância do descarte correto de embalagens de agrotóxicos, de resíduos e produtos que porventura possam causar contaminação do solo, da água, de outras culturas agrícolas e até mesmo expor a saúde humana a riscos por meio de intoxicações”, afirma Henrique.
“A legislação já prevê a necessidade da tríplice lavagem e da devolução dessas embalagens em locais autorizados, mas, muitas vezes, por falta de informação e de alguma logística de organização, o produtor acaba acumulando essas embalagens. E a campanha vem para reforçar esse compromisso das cidades não só em fiscalizar e exigir, mas também em apoiar as ações, conscientizar a comunidade e se mostrar como um órgão parceiro”.
Henrique afirma que a campanha foi a segunda já realizada pelo órgão, e que a meta é aplicar esse mesmo trabalho para todos os outros municípios da Amurel. “Pretendemos estender nos próximos anos em parceria com o poder público municipal, Instituto do Meio-Ambiente, Epagri e Secretarias Municipais de Agricultura,porque entendemos que a logística reversa tem que ser um compromisso contínuo de todos os produtores e profissionais do setor. E que essas campanhas ajudam a reforçar a consciência ambiental e o cuidado coletivo com o meio ambiente”, destaca o gerente regional.