Campanha amplia horário de atendimentos e reforça inovações que tornam o município referência em saúde pública
Foto: Victor Guterres A Secretaria de Saúde de Capivari de Baixo está promovendo uma série de ações voltadas à saúde masculina dentro da campanha Novembro Azul. As Unidades Básicas de Saúde do município estão com horários estendidos até 20h30 em dias específicos para facilitar o acesso dos homens aos atendimentos e exames preventivos.
De acordo com a coordenadora de Saúde Mental, Maíra de Souza, a campanha busca conscientizar sobre a importância do autocuidado e da prevenção.
“Sabemos que o homem procura menos o serviço de saúde. Por isso, pensamos em horários alternativos, inclusive à noite, para que ninguém deixe de se cuidar”, destacou Maíra.
As ações começaram nesta segunda-feira (3) pela unidade do bairro Vila Flor e seguem até o dia 26 de novembro, com programação nas demais unidades do município. Além dos atendimentos clínicos, haverá reforço na vacinação, que também ganhou horário estendido nas UBS dos bairros Três de Maio, Santa Lúcia, Caçador e Centro II.
O coordenador de Unidades de Saúde, Cleber da Silva Patrício, reforçou a importância da imunização e explicou a parceria entre as secretarias de Saúde e Educação para ampliar a cobertura vacinal.
“Agora, na hora da rematrícula escolar, os pais precisam apresentar a declaração vacinal atualizada. É uma forma de garantir que as crianças estejam com todas as doses em dia”, afirmou.
Telemedicina e transporte por aplicativo são destaques em inovação
Além das ações do Novembro Azul, Capivari de Baixo tem se destacado regionalmente por iniciativas inovadoras. O município foi o primeiro da região a implantar o serviço de telemedicina, ainda no início de 2024. O sistema oferece atendimentos 24 horas com clínico geral e pediatra, com acesso direto pelo site ou Instagram da Prefeitura.
“Desde a implantação, já realizamos mais de 1.300 atendimentos. É uma ferramenta que facilita o acesso, evita deslocamentos desnecessários e desafoga o pronto atendimento”, explicou Maíra.
Outra inovação é o programa MOB, que utiliza transporte por aplicativo para levar pacientes até serviços de saúde em outras cidades, como hemodiálise e consultas especializadas. Segundo Maíra, o sistema oferece mais conforto e eficiência para os pacientes.
“Capivari foi o primeiro município da região a implantar o MOB. É um serviço que faz diferença, especialmente para quem precisa de deslocamento frequente, como os pacientes de hemodiálise”, ressaltou.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]