Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025
Tubarão
31 °C
22 °C
Fechar [x]
Tubarão
31 °C
22 °C
Política

Campanha de fim de ano da Havaianas gera reação política e repercussão nas redes sociais

Publicidade estrelada por Fernanda Torres foi interpretada por parlamentares da direita como provocação ideológica e motivou críticas, memes e impacto no mercado financeiro.

23/12/2025 15h40 | Por: Redação
Foto: Reprodução

A campanha publicitária de fim de ano da Havaianas, lançada na última quinta-feira (18) e estrelada pela atriz Fernanda Torres, passou a ser alvo de debate político nas redes sociais após trechos do vídeo serem interpretados por políticos e influenciadores alinhados à direita como uma mensagem de cunho ideológico implícito.

No comercial, a atriz afirma que “não quer que você comece 2026 com o pé direito”, expressão popularmente associada à sorte, e segue com um discurso que incentiva iniciar o ano “com os dois pés”, em referência a atitudes e escolhas pessoais. A fala, no entanto, foi vista por críticos como uma indireta política direcionada a um determinado espectro ideológico.

Nas redes sociais, apoiadores da direita acusaram a marca de misturar publicidade com posicionamento político e passaram a defender o boicote ao uso das sandálias. O vídeo foi publicado no perfil oficial da Havaianas no Instagram e, até esta segunda-feira, já acumulava mais de 6 milhões de visualizações, estando disponível apenas na aba Reels, o que gerou questionamentos de usuários sobre uma possível retirada do conteúdo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Parlamentares também se manifestaram publicamente. O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) escreveu que “Havaianas, nem todo mundo agora vai usar”, em alusão ao slogan da marca. A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) declarou que, se a empresa não os quer, eles também não querem a marca. Já o deputado federal Eduardo Pazuello (PL-RJ) criticou o tom da campanha, afirmando que o conteúdo seria inadequado para o período natalino.

A repercussão se estendeu ao mercado financeiro. As ações da Alpargatas (B3: ALPA4), controladora da Havaianas, fecharam a segunda-feira (22) em queda de 2,39%, cotadas a R$ 11,44, o que representa uma perda aproximada de R$ 152 milhões em valor de mercado, segundo a Elos Ayta Consultoria. Procurada, a Alpargatas informou que não irá se manifestar sobre o tema, e a assessoria de Fernanda Torres não respondeu até a última atualização. Enquanto isso, o episódio também ganhou tom de humor nas redes, com a circulação de memes e comentários irônicos sobre a polêmica.

Imagem: Reprodução/X

 

Litoral Mais

Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC

Fone: 3192-0919

E-mail: [email protected]

Litoral Mais © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!