Quarta-feira, 04 de fevereiro de 2026
Tubarão
32 °C
21 °C
Fechar [x]
Tubarão
32 °C
21 °C
Internacional

Justiça dos EUA condena homem à prisão perpétua por tentar matar Trump

Sentença foi proferida em tribunal federal da Flórida após julgamento por crimes federais.

04/02/2026 17h08 | Por: Redação
Foto: AFPTV/AFP

Ryan Routh, de 59 anos, foi condenado à prisão perpétua nesta quarta-feira (4) por tentativa de assassinato contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A decisão foi proferida pela juíza distrital Aileen Cannon, em um tribunal federal na Flórida.

A pena havia sido solicitada pelos promotores após um júri concluir que Routh planejou por meses o atentado ocorrido em 15 de setembro de 2024, quando Trump ainda era candidato à Presidência. Segundo a acusação, o réu apontou um fuzil por trás de uma cerca enquanto Trump jogava golfe no Trump International Golf Club, em West Palm Beach.

Os promotores afirmaram que Routh estava disposto a matar qualquer pessoa que interferisse no plano e que ele não demonstrou arrependimento. Atuando como seu próprio advogado, o réu havia sugerido uma pena de 27 anos de prisão, negando a intenção de matar Trump e alegando necessidade de tratamento psicológico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Routh foi condenado em setembro de 2025 por cinco crimes, incluindo tentativa de assassinato, três acusações de porte ilegal de arma de fogo e uma de obstrução de agente federal. Após a leitura do veredicto, ele tentou se ferir com uma caneta no tribunal e precisou ser contido por agentes federais.

No dia do crime, um agente do Serviço Secreto identificou Routh escondido atrás de arbustos e efetuou disparos. O réu fugiu sem atirar, sendo preso cerca de 45 minutos depois enquanto dirigia. Nenhuma pessoa ficou ferida.

O promotor John Shipley afirmou que o plano era “cuidadosamente elaborado” e que a intervenção do Serviço Secreto foi decisiva. A procuradora-geral dos Estados Unidos, Pamela Bondi, declarou que a condenação reforça o compromisso do Departamento de Justiça no combate à violência política. O julgamento ocorreu em meio ao debate nacional sobre o aumento desse tipo de crime no país.

Litoral Mais

Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC

Fone: 3192-0919

E-mail: [email protected]

Litoral Mais © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!