Segunda-feira, 13 de outubro de 2025
Tubarão
28 °C
16 °C
Fechar [x]
Tubarão
28 °C
16 °C
Internacional

Grupos humanitários ampliam envio de ajuda a Gaza após cessar-fogo

Acordo prevê libertação de reféns israelenses e prisioneiros palestinos; 600 caminhões de suprimentos devem entrar diariamente no território.

Gaza, 12/10/2025 11h36 | Por: Redação
Foto: Reprodução

Grupos de ajuda humanitária começaram neste domingo (12) a intensificar o envio de suprimentos à Faixa de Gaza, após a entrada em vigor de um novo cessar-fogo firmado entre Israel e o Hamas. O acordo prevê a libertação de reféns israelenses e prisioneiros palestinos a partir desta segunda-feira (13).

Cerca de 600 caminhões com alimentos, medicamentos e combustível devem entrar por dia no enclave, todos inspecionados por forças israelenses. A ajuda ocorre após meses de bloqueio e combates que deixaram 90% dos dois milhões de habitantes de Gaza deslocados e geraram fome generalizada.

A Fundação Humanitária de Gaza (GHF), criada com apoio de Israel e dos Estados Unidos para substituir a operação da ONU, suspendeu suas atividades após o acordo. O futuro da entidade é incerto, e suas operações foram marcadas por inconsistências e confrontos durante a distribuição de alimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente Donald Trump, mediador do cessar-fogo, deve visitar Israel e o Egito nesta segunda-feira para discutir a implementação do acordo e participar de uma cúpula de paz com líderes internacionais.

Apesar da trégua, o futuro político de Gaza e o destino do Hamas permanecem indefinidos. Desde o início da guerra, em outubro de 2023, mais de 67 mil palestinos foram mortos, segundo o Ministério da Saúde local.

Litoral Mais

Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC

Fone: 3192-0919

E-mail: portallitoralmais@gmail.com

Litoral Mais © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!