Parlamentar diz que a polêmica sobre o edital do Ceart serve como “pano de fundo” para desviar atenção de denúncias contra o governo do Estado
O deputado Fabiano da Luz (PT) considerou “estranha” a convocação do reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), José Fernando Fragalli, para prestar esclarecimentos na Assembleia Legislativa sobre o Edital nº 50/2024, que reservava uma vaga no curso de pós-graduação em Música, do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), para candidatos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país.
Segundo o parlamentar, o tema foi tratado na Alesc com exagero. “Ouvi nas últimas semanas, desde o vídeo do governador até deputados preocupados porque havia a palavra ‘trans’ e uma vaga para nordestino. O mundo veio abaixo”, afirmou. Ele ironizou a polêmica, comparando com a presença de políticos de fora do Estado em cargos nacionais: “De três senadores que Santa Catarina tem, um é carioca. E no ano que vem, das duas vagas para o Senado, querem oferecer uma também a um carioca. Daí a cota de 50% para o Rio de Janeiro pode.”
Fabiano elogiou o papel da Udesc, destacando que a instituição é reconhecida nacionalmente e cumpre função essencial na formação e pesquisa. “A Udesc é uma referência nacional. É só elogios por onde a gente passa”, disse.
Para o deputado, a convocação do reitor serviu apenas de “pano de fundo para picuinhas políticas”, enquanto temas mais graves deixam de ser investigados pela Casa. “Ninguém foi chamado para dar explicações sobre as inúmeras denúncias que envolvem programas do governo estadual”, criticou.
Entre as irregularidades citadas, Fabiano mencionou o Programa Universidade Gratuita, contratos na área da saúde, problemas no Detran e denúncias de superfaturamento no Programa Estrada Boa.
Durante a reunião, o reitor José Fernando Fragalli apresentou os números da universidade e esclareceu que o edital não será mais reeditado. “A primeira versão foi publicada em 2017, com a última reedição em 2024, mas decidimos, após reunião com o Ceart, que ele não será reeditado”, afirmou.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]