Quinta-feira, 30 de outubro de 2025
Tubarão
20 °C
15 °C
Fechar [x]
Tubarão
20 °C
15 °C
Geral

ANAC impõe restrições temporárias ao aeroporto de Jaguaruna

Governo estadual e concessionária discutem plano operacional para atender exigências da ANAC

Jaguaruna - SC, 22/10/2025 11h35 | Por: Redação
Foto: Jonatã Rocha/GovSC

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) impôs restrições operacionais temporárias ao Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna. A medida, válida até 28 de março de 2026, foi motivada por exigências de adequação de segurança, principalmente relacionadas à largura da pista e à categoria de operação de algumas aeronaves.

Atualmente, o aeroporto possui classificação 3C, o que permite a operação de aeronaves como o A319 e o A320neo, utilizados nas rotas da Latam. A restrição se aplica apenas ao modelo A320-200, que passará a exigir categoria 4C a partir de março do próximo ano. De acordo com o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, Beto Martins, não há risco de paralisação das operações. Ele afirmou que os voos seguem normalmente e que o Estado deve apresentar um plano operacional à ANAC para manter a operação de forma segura.

O governo estadual convocou o consórcio concessionário Regional Sul Airport, responsável pela gestão do terminal, para uma reunião em Florianópolis nesta quinta-feira. O grupo já apresentou um plano de investimentos que está em análise técnica. Caso a ANAC não aceite o plano operacional, o Estado deverá executar as obras de alargamento da pista, conforme previsto no contrato de concessão.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a administração do aeroporto, o limite de 12 voos semanais determinado pela ANAC não deve impactar as operações, que atualmente somam cerca de 10 voos. A gerente-geral do terminal, Márcia Santos, informou que os projetos de adequação já estão em andamento e que outras melhorias foram concluídas, como a instalação de um sistema PAPI em uma das cabeceiras.

O aeroporto de Jaguaruna foi o primeiro do Estado a ser concedido por meio de uma parceria público-privada. O contrato, assinado em junho, prevê 30 anos de gestão pela iniciativa privada, com investimentos em infraestrutura e ampliação da capacidade operacional. No primeiro semestre de 2025, o terminal registrou 47,8 mil passageiros.

As restrições da ANAC também abrangem outros seis aeroportos do país e têm como objetivo garantir a padronização das pistas e dos sistemas de aproximação. As portarias têm vigência até março de 2026, mas podem ser suspensas antes caso as obras sejam concluídas e aprovadas pela agência.

Litoral Mais

Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC

Fone: 3192-0919

E-mail: [email protected]

Litoral Mais © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!