O trabalho foi realizado pela Celesc, em parceria com empresas de telecomunicações.
A Celesc, em parceria com empresas de telecomunicação e com a fiscalização da prefeitura, efetuou um trabalho de higienização dos postes na Rua Lauro Muller e no Calçadão, no centro da cidade, removendo 10 mil cabos. O objetivo é remover os cabos de internet e telefonia que não estão mais em uso, desobstruindo a fiação e melhorando a segurança e o aspecto visual da área. A ação visa combater a poluição visual causada pelo emaranhado de fios e prevenir acidentes.
Para o prefeito Estêner Soratto, a iniciativa é um passo importante para a organização da cidade e um objetivo do seu plano de governo. "De uma vez por todas, começou em Tubarão esse trabalho de higienização dos postes, que nada mais é do que retirar os fios que não estão sendo utilizados. Essa é a nossa proposta", afirmou. O prefeito ressaltou a dificuldade do trabalho, que exige a identificação de cada cabo, e agradeceu o apoio das operadoras que aderiram à ideia, reforçando que aquelas que não participaram serão cobradas e notificadas.
Já para o diretor do Procon de Tubarão, Daniel Machado, a retirada dos fios em desuso vai além da estética. "Isso acaba afetando não só a questão do embelezamento da cidade, porque acaba ficando um emaranhado de fios, mas também a questão da segurança, porque esses fios, quando caem, podem provocar algum acidente", explicou. Machado destacou que a ação é um teste e que o órgão fiscalizador, em conjunto com a prefeitura e a Celesc, avaliará a melhor forma de prosseguir com o trabalho, que a princípio será estendido para todo o município.
O diretor regional da Celesc, Giocondo Tasso, também enfatizou os dois principais pontos da ação: a segurança e o embelezamento visual. Segundo ele, mesmo sem energia, os cabos soltos podem causar acidentes. "Em primeiro lugar, é a segurança. Segundo, é o embelezamento visual. Essa poluição visual hoje que a gente olha para cima e vê que parece uma teia de aranha, ela vai sumir", disse. Tasso também ressaltou que a ação em Tubarão faz parte de um trabalho contínuo que já foi realizado em outras cidades e que exige fiscalização constante.
O trabalho foi realizado na região da Rua Lauro Muller e do Calçadão e a Celesc e o Procon já se articulam para definir as próximas etapas, com o objetivo de estender a ação a outras vias da cidade.