Quinta-feira, 27 de novembro de 2025
Tubarão
30 °C
16 °C
Fechar [x]
Tubarão
30 °C
16 °C

COLUNISTAS

Status das Letras

24/11/2025 15h37 | Atualizada em 24/11/2025 15h37 | Por: Eduarda Barreiros Schotten
Foto: Reprodução

“Grandes nomes da Literatura Brasileira” fizeram parte da Academia Brasileira de Letras no século XX. Dos integrantes “panelinha” estavam nada mais nada menos que, Olavo Bilac, José Veríssimo, Machado de Assis, entre outros nomes que eu muito desconheço. 

Alguns críticos como eu, olham hoje para esta integração essencialmente masculina e elitizada e a consideram uma comédia, em outras palavras, um agrupamento que deixou de ser sério e que é indiscretamente formado por “conformistas e políticos poderosos e vaidosos”, segundo suas originais palavras, e ainda que o jogo político influencia diretamente na escolha dos “Imortais”. O acadêmico mais jovem atualmente tem 61 anos e ocupa a cadeira de número 15 há 14 anos, 3 meses e 18 dias. 

Quantos talentosos escritores nasceram e morreram nesse meio tempo? O status de ser acadêmico brasileiro talvez tenha afetado suas carreiras? Os deixou menos escritores? Por serem ou não acadêmicos, esses escritores tocaram menos ou mais o coração de seus leitores? Acredito que não, não porque a academia ontem e hoje não juntou mais literatura, mas nomes, currículos, não juntou mais talentos, mentes revolucionárias e jovens, mas sim status. 

Em uma entrevista para a TV Cultura em 1977, Clarice Lispector é questionada sobre a possibilidade de ingresso da mulher na ALB, na época. “Eu não vejo nenhum motivo para que a mulher não seja admitida na Academia Brasileira de Letras. Um escritor é uma pessoa que escreve, independente do sexo. Mas quanto a mim, eu jamais me candidataria, porque não sou bastante gregária e, sobretudo, sou terrivelmente, essencialmente mortal. Além do que não me agradaria que, ao meu menor espirro, vissem em mim uma vaga”. Acho que isso já diz tudo.

Publicidade padrão

Eduarda Barreiros Schotten

Por entrelhinhas

Eduarda Barreiros Schotten é estudante de Jornalismo e escritora. Aprofundando-se em temas impactantes da sociedade, por entrelinhas, traz a humanidade ao texto de uma forma poética e as vozes dos marginalizados. Tocando em pontos sensíveis de questões que abalam a atualidade criativamente.

Litoral Mais

Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC

Fone: 3192-0919

E-mail: [email protected]

Litoral Mais © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!