Foto: Reprodução Olá, amigos! Hoje quero falar sobre um exame que ainda é pouco conhecido pela maioria das pessoas, mas que, no futuro, será cada vez mais comum na rotina de quem se preocupa com saúde e prevenção: os testes genéticos.
Você já ouviu falar sobre eles? Os testes genéticos avaliam os nossos genes — e, normalmente, envolvem a análise de centenas deles. O objetivo é identificar possíveis predisposições a doenças que podemos desenvolver ao longo da vida. Entre essas condições estão Alzheimer, alguns tipos de câncer e até diabetes tipo 2.
É importante destacar que ter uma alteração genética não significa que você vai desenvolver a doença. Por exemplo: uma pessoa com uma alteração relacionada ao câncer de mama pode realizar um acompanhamento mais cuidadoso, fazer prevenção, estar atenta — mas isso não quer dizer que terá, de fato, o câncer. O que ela ganha é informação antecipada, e isso faz toda a diferença.
Alguns podem até se perguntar: “Mas por que fazer um exame que pode me preocupar com algo que talvez nunca aconteça?”. A resposta está na palavra-chave desta coluna: prevenção. Assim como realizamos check-ups de rotina, exames laboratoriais e visitas periódicas ao médico, os testes genéticos também entram nessa lógica de cuidado preventivo.
E há uma vantagem importante: o teste genético é feito apenas uma vez na vida. Com esse resultado, já é possível saber se existe alguma probabilidade maior — em comparação ao restante da população — de desenvolver determinadas doenças. A partir daí, é possível agir de forma preventiva, evitando complicações ou até adiando o aparecimento de problemas no futuro.
Hoje já se fala que a pessoa que vai viver até 150 anos já nasceu. E, se buscamos essa longevidade, precisamos incorporar à nossa rotina ferramentas que contribuam para isso. Os testes genéticos são mais uma delas.
Os custos vêm diminuindo e a tecnologia está cada vez mais acessível. Mesmo assim, é fundamental procurar informações em laboratórios de confiança e, principalmente, contar com o acompanhamento de um médico para interpretar os resultados e orientar os próximos passos caso alguma alteração apareça.
Se você ficou curioso, procure seu laboratório de confiança e se informe. Os testes estão disponíveis e, atualmente, com preços bem acessíveis.
Um grande abraço e uma excelente semana!
Acompanhe a coluna na integra clicando AQUI.

Saúde em Destaque
Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UNISUL e da Medicina, com mais de 20 anos de experiência na área da saúde e gestão pública. Foi Secretário Municipal de Saúde, presidente do COSEMS-SC e diretor do CONASEMS. É mestre em Saúde Coletiva, doutor em Ciências Cardiovasculares pela UFRGS e possui MBA em Liderança e Gestão em Saúde pelo Einstein. Atualmente, é diretor executivo do Laboratório Santa Catarina.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]