Banco Central aprimora mecanismo de segurança para rastreamento e bloqueio de valores.
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil Entrou em vigor nesta segunda-feira (2) a nova regra de segurança do Pix, implementada pelo Banco Central, com foco na agilização da recuperação de valores em casos de fraude, golpes ou coerção.
A principal mudança está na redução do prazo para devolução do dinheiro. De acordo com especialistas, a expectativa é que os valores sejam restituídos em aproximadamente 11 dias após a contestação, tornando o processo mais rápido para as vítimas.
O Mecanismo Especial de Devolução (MED) passa a contar com o bloqueio automático de contas que tenham denúncia de fraude. Antes, havia uma análise prévia; agora, o bloqueio ocorre imediatamente, com a investigação sendo feita na sequência.
Segundo o Banco Central, a medida busca evitar a pulverização rápida dos valores entre diferentes contas, o que dificultava o rastreamento. Com as novas tecnologias, o acompanhamento das transferências passa a ocorrer de forma quase simultânea.
Além disso, a comunicação entre instituições financeiras e órgãos de segurança será mais ágil. Especialistas estimam que as mudanças podem reduzir em até 40% o número de fraudes bem-sucedidas envolvendo o Pix.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]