Prefeito de Florianópolis e Presidente da Fecam apresentou ações e projetos da entidade para prefeitos da região.
O presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, esteve em Tubarão nesta segunda-feira (14) para uma coletiva de imprensa na sede da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel). A visita faz parte da chamada Rota Municipalista, iniciativa que visa aproximar a FECAM das 21 associações de municípios de Santa Catarina. O prefeito fez um balanço das ações realizadas pela Fecam no primeiro semestre e apresentou o que será feito pela entidade na segunda metade do ano.
Em conversa com a imprensa, Topázio reforçou a importância da parceria da Fecam com os gestores municipais, através de uma capacitação para busca de recursos. "Estamos lançando uma capacitação para os gestores municipais em uma atividade que os prefeitos têm se dedicado muito: a busca por fontes alternativas de recursos. Sabemos que boa parte do orçamento da união e dos estados percorre entre a câmara, o senado e as assembleias legislativas, e os municípios têm que se capacitar para ir atrás desses recursos”, afirmou.
Topázio destaca a contratação de uma consultoria especializada, que vai capacitar gestores e técnicos das prefeituras para buscar esses fundos. "Contratamos, através da Fecam, uma consultoria especializada que estará passando por todas as associações, para podermos estar capacitando e treinando os técnicos das prefeituras", menciona Topázio.
Outro ponto da agenda foi o lançamento da plataforma Observatório da Fecam. O prefeito de Florianópolis comenta sobre o tema. "Cada vez mais os gestores municipais realizam uma gestão baseada em fatos e dados. E hoje, existem uma série de dados sobre os municípios que estão espalhados em diversos ministérios e diversas secretarias. Então a Fecam criou uma plataforma chamada Observatório Fecam, onde os prefeitos terão na tela do celular todos os dados relacionados aos municípios, e poderão ter acesso à todas as informações. A plataforma é aberta, acessível para todos, porém determinadas informações só serão acessíveis aos prefeitos devido à Lei Geral de Proteção de Dados. É uma plataforma gratuita, que representa um avanço na gestão pública".
O prefeito Estêner Soratto agradece Topázio pela visita e destaca os aprendizados obtidos por todos os gestores presentes no evento.
“O prefeito Topázio veio até aqui à associação para apresentar para os 18 prefeitos da Amurel quais foram as ações que a Fecam desenvolveu até agora. Nós temos agora um BI, um aplicativo para os prefeitos analisarem dados e indicadores dos seus municípios na palma da mão. A Fecam também desenvolveu uma série de capacitações, tanto para o prefeito, vice-prefeito, mas também para os técnicos das prefeituras em várias áreas. Por isso, estamos muito satisfeitos com a vinda dele aqui e a gente pôde aproveitar bastante do conhecimento do prefeito Topázio”, pontua Soratto.