Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026
Tubarão
32 °C
22 °C
Fechar [x]
Tubarão
32 °C
22 °C
Política

Lula sanciona reajuste para servidores do Legislativo e TCU em 2026 e veta aumentos até 2029

Medida mantém reajuste apenas para o próximo ano e barra dispositivos que poderiam gerar despesas acima do teto constitucional.

18/02/2026 10h28 | Atualizada em 18/02/2026 10h39 | Por: Redação
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

O Palácio do Planalto informou nesta terça-feira (17) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou parcialmente o projeto de lei que prevê reajuste salarial para servidores da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Tribunal de Contas da União (TCU) a partir de 2026. A sanção, com vetos, será publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (18).

Foram mantidos os reajustes previstos exclusivamente para 2026. O texto aprovado também substitui as atuais gratificações de desempenho pela Gratificação de Desempenho e Alinhamento Estratégico (GDAE), de natureza remuneratória e sujeita ao teto constitucional do serviço público, atualmente fixado em R$ 46.366,19.

A sanção reconhece ainda as três carreiras como típicas de Estado, assegurando maior segurança jurídica aos servidores que exercem funções essenciais aos Poderes da República. No caso do TCU, o projeto amplia o número de cargos, eleva níveis de funções de confiança e passa a exigir nível superior para todos os cargos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vetos
O presidente vetou os dispositivos que previam reajustes graduais para os anos de 2027, 2028 e 2029. Segundo o Planalto, a definição de aumentos para além do atual mandato viola a Lei de Responsabilidade Fiscal, que impede a criação de despesas obrigatórias nos últimos oito meses de governo sem previsão de pagamento dentro do próprio mandato.

Também foram vetados trechos que autorizavam o pagamento retroativo de despesas permanentes, regras de cálculo semestral para aposentadorias e pensões e a criação de licença compensatória para cargos comissionados, que poderia ser convertida em indenização em dinheiro, com possibilidade de ultrapassar o teto salarial.

Com os vetos, o reajuste salarial para as carreiras do Legislativo e do TCU fica restrito ao ano de 2026, mantendo-se os limites constitucionais e fiscais definidos pela legislação vigente.

Litoral Mais

Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC

Fone: 3192-0919

E-mail: [email protected]

Litoral Mais © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!