Presidente destaca parceria em tecnologia, comércio e espaço após visita de Alckmin ao país asiático, preparando viagem oficial em 2026
O presidente do Brasil, Luiz Inacio Lula da Silva, anunciou a criação de uma “aliança estratégica” com a Índia para fortalecer a cooperação política, econômica e tecnológica entre os dois países. A declaração foi feita em vídeo publicado no X neste sábado, após a visita do vice-presidente Geraldo Alckmin a Nova Déli.
Lula destacou que o encontro de Alckmin prepara sua viagem oficial à Índia no início de 2026 e reforça o potencial de uma parceria abrangente, incluindo setores político, espacial, empresarial e econômico. “Os indianos gostam do Brasil, e os brasileiros gostam da Índia. Vamos criar uma aliança estratégica e desenvolver nossas economias”, afirmou.
Alckmin retornou da Índia trazendo boas notícias, como a abertura de um escritório da Embraer, a implementação do e-visa para facilitar negócios e novas parcerias comerciais. Segundo ele, a cooperação entre os dois países será complementar, não competitiva, com oportunidades em tecnologia, indústria, mineração e agropecuária.
O fortalecimento econômico bilateral ocorre em meio a tarifas elevadas impostas pelos Estados Unidos a ambos os países. Durante a visita do primeiro-ministro Narendra Modi ao Brasil em julho, Brasil e Índia estabeleceram a meta de aumentar o comércio bilateral para US$ 20 bilhões em cinco anos. No ano fiscal de 2024-25, o comércio entre as duas nações chegou a US$ 12,19 bilhões, tornando o Brasil o maior parceiro comercial da Índia na América Latina e Caribe.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]