Criança enfrentou complicações renais e ficou internada por cerca de 70 dias.
Foto: Reprodução O município de Braço do Norte viveu momentos de comoção com o falecimento de Ana Laura Jovencio Ramos, de 5 anos, ocorrido na quarta-feira (21), no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, após cerca de 70 dias de internação e tratamento intensivo.
Ana Laura foi internada no dia 9 de novembro de 2025 após ser diagnosticada com síndrome nefrótica aguda GESF, condição grave que compromete os rins. Inicialmente, foi submetida a tratamento com corticoide, sem resposta satisfatória.
No fim de novembro, a criança passou por biópsia renal e iniciou o uso de Ciclosporina, fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas o tratamento também não apresentou os resultados esperados. Em janeiro de 2026, um novo medicamento passou a ser utilizado com recursos arrecadados por meio de campanha solidária organizada pela família e apoiada pela comunidade.
Na última semana, Ana Laura foi novamente internada, desenvolveu uma infecção viral associada à pneumonia e precisou ser encaminhada à Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Mesmo após procedimentos médicos intensivos, incluindo entubação e coma induzido, a criança não resistiu.
Ana Laura foi sepultada na manhã desta sexta-feira (23), em Braço do Norte, sob forte comoção. A família agradeceu à equipe médica do Hospital Infantil Joana de Gusmão e à comunidade pelo apoio recebido durante o tratamento.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]