Operação “APA Segura” apura esquema de corrupção e degradação ambiental no Sul de Santa Catarina
Foto: Reprodução A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (29), a Operação APA Segura, que apura irregularidades na emissão de licenças ambientais dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Baleia Franca, no Sul catarinense. São cumpridos 16 mandados de busca e apreensão em diversos municípios da região.
Entre os alvos estão o Instituto Municipal do Meio Ambiente de Jaguaruna (IMAJ) e a Diretoria de Planejamento Urbano da cidade. Servidores públicos e outros suspeitos também são investigados por envolvimento nas fraudes.
A operação busca combater a degradação ambiental em uma área considerada berçário da baleia-franca, espécie que migra para o litoral catarinense para reprodução. As ações ocorrem em Jaguaruna, Itapema, Araranguá, Urussanga, Armazém, Capivari de Baixo e Tubarão.
As investigações começaram a pedido do Ministério Público Federal (MPF) e apontam a existência de uma organização criminosa que negociava certidões, licenças e laudos ambientais irregulares entre 2015 e 2025.
Laudos periciais indicam que a urbanização desordenada provocada pelo esquema pode causar contaminação de lençóis freáticos, enchentes e alagamentos. Os crimes investigados incluem corrupção ativa e passiva, crimes contra a administração ambiental e organização criminosa.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]