Relatório de balneabilidade do IMA aponta predominância de pontos liberados para banho, mas foz de rios mantém áreas impróprias em alguns municípios.
Foto: Victor Guterres O quarto relatório de balneabilidade da temporada 2025-2026 divulgado nesta sexta-feira (5) pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) indica que a maior parte das praias entre Paulo Lopes e Passo de Torres está própria para banho. Os dados foram coletados nos dias 1º e 2 de dezembro e mostram boa qualidade da água na maior parte dos pontos monitorados, com exceções concentradas próximas às fozes de rios e canais.
Paulo Lopes
Em Paulo Lopes, o ponto monitorado na Praia da Guarda do Embaú apresentou condição própria. A coleta foi realizada em frente ao posto dos guarda-vidas, mantendo a praia liberada para banho na região do costão e faixa de areia principal.
Garopaba
Todos os pontos avaliados em Garopaba estão próprios para banho. A Lagoa da Ferrugem, a Praia da Vigia, a Praia Central, o trecho da Rua Lauro Severiano Muller e a Praia do Siriú foram apontados pelo IMA como adequados para os banhistas.
Imbituba
Imbituba também registrou 100% de pontos próprios. A Lagoa de Ibiraquera, Praia da Ribanceira, Vila Nova, Ibiraquera, Praia do Porto e Praia do Rosa apresentaram condições satisfatórias, sem registros de contaminação que impedissem o banho.
Laguna
Laguna manteve todos os pontos analisados como próprios. A Lagoa de Cabeçuda, Praia da Teresa, Praia de Itapirubá, Praia do Cardoso, Praia do Gi, Praia do Mar Grosso e Prainha do Farol seguem liberadas, inclusive próximo ao emissário da CASAN, que não apresentou alteração negativa.
Jaguaruna
As áreas monitoradas em Jaguaruna também permaneceram próprias. O Canal do Camacho, a Lagoa do Arroio Corrente e a Praia do Arroio Corrente tiveram resultados positivos nas coletas da semana.
Araranguá
No município de Araranguá, o ponto no Morro dos Conventos foi classificado como próprio.
Balneário Arroio do Silva
O balneário registrou maioria de trechos próprios, com exceção da foz do arroio, onde o ponto localizado em frente à Avenida Mondardo foi considerado impróprio. Os demais trechos, incluindo áreas ao norte e sul e acessos principais, estão liberados.
Balneário Gaivota
Todos os pontos monitorados em Balneário Gaivota foram classificados como próprios, incluindo a Praia das Gaivotas e os acessos próximos à Praça de Esportes, à Sétima Avenida e à Avenida Brasília.
Passo de Torres
Passo de Torres apresentou o cenário mais crítico do trecho analisado. Tanto o Braço Morto do Rio Mampituba quanto o ponto na Praia de Passo de Torres foram classificados como impróprios, indicando risco aos banhistas devido à presença de coliformes.
Tendência para os próximos dias
O IMA recomenda atenção redobrada após períodos de chuva, quando há maior risco de alteração da qualidade da água, especialmente nas proximidades de rios e canais. As coletas seguem semanais até março de 2026, podendo indicar mudanças nos próximos boletins conforme o aumento do fluxo de turistas e as condições climáticas.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]