Quinta-feira, 04 de setembro de 2025
Tubarão
24 °C
14 °C
Fechar [x]
Tubarão
24 °C
14 °C
Meio Ambiente

Lei de incentivo à reciclagem: Tubarão é a segunda cidade do Brasil a ter projeto aprovado

Projeto "Cidade Limpa" prevê a instalação de lixeiras subterrâneas e inteligentes, com capacidade para separar resíduos e monitoramento em tempo real.

Tubarão - SC, 03/09/2025 15h25 | Por: Eduardo Mota | Fonte: Prefeitura de Tubarão
Imagem: Freepik

Tubarão tornou-se a segunda cidade do Brasil — e a segunda de Santa Catarina, junto com Forquilhinha — a ter um projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Reciclagem. O projeto, chamado "Cidade Limpa", foi autorizado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e prevê a modernização da coleta seletiva na cidade com a instalação de lixeiras subterrâneas inteligentes.

As novas estruturas, feitas de alta resistência, terão acionamento hidráulico, piso antiderrapante e capacidade para separar materiais recicláveis de orgânicos. Além disso, módulos de monitoramento em tempo real vão integrar as informações a uma plataforma digital, garantindo mais eficiência e inovação na gestão de resíduos.
 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inovação e Sustentabilidade

O prefeito Estêner Soratto destacou o pioneirismo da cidade. “É motivo de muito orgulho estarmos entre as primeiras cidades do país a ter um projeto aprovado nesta lei. Isso mostra a seriedade do trabalho do nosso setor de projetos e convênios, que tem buscado alternativas inovadoras para melhorar a vida das pessoas, aliando sustentabilidade, tecnologia e inclusão social”, afirmou.

O projeto, no valor total de R$ 1,75 milhão, trará diversos benefícios diretos para a população e o meio ambiente, como:

Mais higiene e segurança na coleta de lixo
Apoio aos catadores e valorização da cadeia da reciclagem
Redução de custos operacionais e eliminação de lixeiras a céu aberto
Maior reaproveitamento de materiais

Captação de recursos

Segundo Larisa Hemkemeier Webber de Mello, captadora de recursos da prefeitura, o projeto já está apto a receber aportes financeiros. “As empresas tributadas em lucro real podem destinar até 1% do imposto devido diretamente nessa conta. A partir do momento em que captarmos pelo menos 50% do valor total, já podemos solicitar a liberação e iniciar a execução”, explicou.

Murilo Tomé Gaspar, Gestor de Projetos e Convênios da Prefeitura, ressaltou que a Lei de Incentivo à Reciclagem abre uma nova frente para modernizar a coleta seletiva e envolver a sociedade e as empresas em um compromisso real com a sustentabilidade. A execução do projeto está prevista para 12 meses.

Litoral Mais

Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC

Fone: 3192-0919

E-mail: portallitoralmais@gmail.com

Litoral Mais © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!