Nova autarquia promete modernizar a gestão ambiental, ampliar a autonomia e reforçar a capacitação técnica do município.
Foto: Marco Bocao A Prefeitura de Laguna encaminhou à Câmara de Vereadores um Projeto de Lei Complementar que propõe a criação do Instituto Ambiental de Laguna, autarquia que assumirá as funções da Fundação Lagunense do Meio Ambiente (FLAMA), encerrando um ciclo de 19 anos. A iniciativa pretende modernizar a política ambiental do município, oferecendo uma estrutura mais ágil, autônoma e alinhada às exigências atuais.
Criada em 2006, a FLAMA teve papel relevante na proteção ambiental local. Porém, segundo a administração municipal, o avanço das legislações, a intensificação da fiscalização social e o crescimento econômico de Laguna exigem um modelo de gestão mais robusto.
O presidente da FLAMA, Celso Albuquerque, que coordena o processo de transição, destaca que a mudança é estratégica e necessária.
“Não se trata de apagar a história da FLAMA, mas de entender que Laguna mudou. O Instituto nasce para dar respostas mais rápidas, técnicas e transparentes às demandas da sociedade, mantendo o compromisso com a proteção do nosso patrimônio natural”, afirma.
O projeto apresentado à Câmara lista uma série de argumentos para a criação da nova autarquia, entre eles:
Com o envio do projeto, Laguna entra em um momento decisivo para o futuro da gestão ambiental. Caso aprovado, o Instituto Ambiental de Laguna marcará o início de uma nova fase, pautada por eficiência, rigor técnico e sustentabilidade.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]