Terça-feira, 03 de fevereiro de 2026
Tubarão
33 °C
22 °C
Fechar [x]
Tubarão
33 °C
22 °C
Meio Ambiente

Gravatal intensifica força-tarefa após registrar 58 escorpiões-amarelos em janeiro

Ação integrada das secretarias municipais concentra varreduras no bairro Termas, área com maior número de registros da espécie considerada a mais venenosa da América do Sul.

Gravatal - SC, 21/01/2026 12h14 | Atualizada em 21/01/2026 12h37 | Por: Redação
Foto: Divulgação/DECOM/PMG

A Prefeitura de Gravatal iniciou, na sexta-feira (16), uma força-tarefa para a captura de escorpiões-amarelos no município. A ação ocorre em áreas previamente mapeadas pela Vigilância em Saúde, com foco principal no bairro Termas, onde foram identificados diversos exemplares do Tityus serrulatus.

Os trabalhos envolvem equipes das secretarias de Saúde, Agricultura e Infraestrutura, com atividades de limpeza, manutenção de terrenos e varreduras diurnas e noturnas em locais considerados propícios à proliferação do animal. Logo no início da operação, por volta das 10h, um escorpião foi localizado durante a varredura inicial.

No período noturno, as equipes capturaram três escorpiões adultos e dez filhotes, totalizando 14 exemplares recolhidos durante a força-tarefa. As ações ocorreram na Rua José de Oliveira Martins, onde foi realizada a limpeza de um terreno e de um pasto, com retirada de entulhos e materiais de construção. Um dos animais foi encontrado próximo a uma residência situada dentro da área limpa.

Com os novos registros, Gravatal soma 58 escorpiões-amarelos identificados apenas em janeiro de 2026. Parte desse total já havia sido recolhida anteriormente pela Vigilância em Saúde, antes do início da força-tarefa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a agente de endemias Simone Isidoro, as ações serão ampliadas para outras áreas com alto número de ocorrências, como as ruas Bruno Scremin e Tito de Oliveira. As varreduras devem ocorrer duas vezes por semana, conforme as condições climáticas.

No início do mês, uma ação realizada no dia 12 de janeiro resultou na captura de 14 escorpiões. Na semana anterior, outros 30 exemplares haviam sido encontrados. Em comparação, ao longo de todo o ano de 2025, entre janeiro e dezembro, o município registrou 45 ocorrências da espécie. Apesar do aumento expressivo em 2026, não houve registro de acidentes até o momento.

A Vigilância em Saúde orienta a população a manter ralos telados, frestas vedadas, evitar acúmulo de lixo e entulhos, manter a grama aparada e reduzir a presença de insetos nas residências. Também é recomendado agitar roupas e calçados antes do uso e utilizar luvas e calçados ao manusear jardins. Em caso de identificação do animal, a orientação é não tocá-lo e acionar o serviço pelo telefone (48) 3642-2844.

Litoral Mais

Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC

Fone: 3192-0919

E-mail: [email protected]

Litoral Mais © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!