Sexta-feira, 07 de novembro de 2025
Tubarão
22 °C
14 °C
Fechar [x]
Tubarão
22 °C
14 °C
Geral

Segunda superlua do ano poderá ser vista nesta quarta em todo o país

Fenômeno ocorre quando a Lua cheia coincide com o perigeu, ponto em que está mais próxima da Terra.

05/11/2025 10h30 | Por: Redação | Fonte: Roberto Peixoto, G1
Foto: Observatório Didático de Astronomia da Unesp

Nesta quarta-feira (5), o céu do Brasil e de diversos países será palco de um espetáculo astronômico: a maior e mais brilhante superlua de 2025. O fenômeno poderá ser observado a olho nu, sem necessidade de equipamentos, desde que as condições do tempo sejam favoráveis.

De acordo com o Observatório Nacional, esta será a segunda e penúltima superlua do ano, quando a Lua cheia acontece próxima ao perigeu, ponto de sua órbita mais próximo da Terra. Nessa posição, o satélite natural pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante do que quando está no apogeu, o ponto mais distante.

A melhor visualização deve ocorrer ao anoitecer. Conforme plataformas especializadas, o horário exato da lua cheia varia conforme o fuso de cada região. Em São Paulo, o fenômeno deve ocorrer por volta das 18h45; em Belém, às 18h14; e em Recife, às 17h28.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que é uma superlua

O termo “superlua” não é oficialmente reconhecido pela astronomia. Criado em 1979 pelo astrólogo Richard Nolle, passou a ser adotado por sites e observatórios para descrever o momento em que a Lua cheia ocorre próxima ao perigeu, resultando em um brilho mais intenso e um tamanho aparente maior no céu.

“Se a Lua cheia ocorre próximo ao perigeu, ela é chamada de superlua. O quão próximo depende da órbita que a Lua segue naquele momento, mas em termos gerais equivale a uma distância menor do que 360 mil quilômetros da Terra”, explica Helio J. Rocha-Pinto, diretor do Observatório do Valongo da UFRJ.

Assim, nem toda Lua cheia é considerada uma superlua. O ponto exato em que o satélite está “cheio” dura apenas um instante, mas a olho nu o fenômeno pode parecer durar cerca de três dias.

Próximas superluas de 2025
Segundo o calendário astronômico do Observatório Nacional, o ano contará com três superluas: a primeira ocorreu em 6 de outubro, a segunda será observada nesta quarta-feira (5) e a terceira e última está prevista para 4 de dezembro.

Litoral Mais

Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC

Fone: 3192-0919

E-mail: [email protected]

Litoral Mais © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!